Instituição de Educação Infantil: espaço de escuta, fala e fazer pedagógico acolhedor e sensível
Palavras-chave:
Educação Infantil, Infância, Historiografia, AcolhidaResumo
O presente artigo busca versar sobre o papel da instituição de educação infantil como espaço de promoção da escuta e fala dos envolvidos no processo pedagógico, sobretudo as crianças, que a luz da historiografia, história da educação/infância e a bibliografia a qual embasa este trabalho, denotam que a criança e a infância, muitas vezes, são percebidas sob o ponto de vista do adulto ou necessidades destes. Nesse sentindo é observado que ao longo dos tempos não se pode falar de uma infância, mas de infâncias e nem tão pouco afirmar como verdade inquestionável que a infância é uma invenção cultural ou se abrevie a aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento humano. O trabalho que segue anseia, por meio de revisão bibliográfica e o compartilhamento de um relato de experiência, levar em consideração a importância da escuta e acolhida das crianças e famílias, de forma que estas se sintam parte do processo pedagógico e “ponte” para que o profissional da primeira infância conheça melhor suas crianças, a partir das especificidades delas, com vistas na criança como centro do fazer pedagógico e protagonista ao longo de todo o processo.