“Fique bem, professor!‟: o relato de um projeto de intervenção para reflexões sobre bem-estar e saúde mental de professores no contexto da pandemia ocasionada pelo Covid-19

Autores

  • Lidiane Oliveira Eduardo Mota Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Projeto de Intervenção, Bem-Estar, Saúde Mental, Professores, COVID-19

Resumo

O relato de experiência aqui exposto surge a partir do projeto de intervenção “Fique bem, professor!‟, oriundo do produto técnico da pesquisa de mestrado "Possíveis fatores de risco e proteção para o bem-estar e saúde mental da categoria docente: um estudo bioecológico com professores readaptados da SEDF", de Lidiane Oliveira Eduardo Mota. Tal projeto foi elaborado frente a necessidade de se refletir sobre o bem-estar e a saúde mental de professores, considerando o contexto pandêmico ocasionado pelo Covid-19 e os desafios impostos à categoria docente. O projeto foi executado no segundo semestre de 2021 e contou com duas fases, uma de preenchimento de formulário on-line e outra de encontros presenciais, participando professores de duas escolas estaduais localizadas na cidade de Valparaiso de Goiás, entorno sul do Distrito Federal. Os formulários e os encontros abordaram os temas “ser professor na pandemia‟ e “os desafios diante do retorno das aulas presenciais‟. O formulário contou também com um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, onde os professores assinalaram concordando com a participação e a divulgação das respostas. Os docentes se posicionaram ativamente nos formulários e encontros, sendo possível observar que a promoção de espaços de fala e a reflexão sobre o bem-estar e a saúde mental entre a categoria é uma necessidade latente, por isso, projetos voltados a esse público e com a temática proposta, mostram-se de suma importância e precisam ser melhor divulgados e ampliados.

Palavras-chave: Projeto de Intervenção - Bem-Estar - Saúde Mental – Professores – COVID-19

ABSTRACT

The experience report exposed here arises from the intervention project “Stay good, professor!‟, coming from the technical product of the master's research "Possible risk and protection factors for the well-being and mental health of the teachers: a bioecological survey with readapted teachers from SEDF", by Lidiane Oliveira Eduardo Mota. This project has been prepared due to the need to think about the well-being and mental health of teachers, considering the pandemic context caused by Covid-19 and the challenges imposed on the teaching class. The project was carried out in the second half of 2021 and had two phases: one for completing an online form and another for face-to-face meetings, with the participation of teachers from two state schools located in the city of Valparaiso de Goiás, south of the Federal District. The forms and meetings trackled the themes “being a teacher during the pandemic‟ and “the challenges facing the return to face-to-face classes‟. The form also had a Free and Informed Consent Term, in which the teachers indicated that they agreed with the participation and the disclosure of the answers. The professors took an active position in the forms and meetings, and it was possible to observe that the promotion of spaces for speech and reflection on well-being and mental health among the category is a latent need, therefore, projects aimed at this audience and with the proposed theme are shown to be of paramount importance and need to be better disseminated and expanded.

Keywords: Intervention Project - Well-beeing - Mental Health - Teachers - Covid-19

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Publicado

2023-09-25