Políticas públicas nas áreas da saúde e da qualidade de vida dos profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal: um levantamento das possíveis redes de apoio ao bem-estar e a saúde mental dos professores
Palavras-chave:
políticas públicas , redes de apoio , qualidade de vida , bem-estar , saúde mental , professoresResumo
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicaram que a depressão seria a segunda causa mais incapacitante no mundo no ano de 2020, somente atrás de doenças do coração. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta a categoria docente como sendo a segunda a apresentar doenças ocupacionais, das quais, em sua maioria relacionadas a questões de saúde mental. No contexto Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), somente no primeiro semestre de 2018, 15% dos professores foram afastados de sala de aula, a maioria dos atestados médicos apresentados foram por doenças psíquicas. Durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19, o bem-estar e a saúde mental dos professores foram consideravelmente afetados. Diante desse cenário, a SEDF em parceria com outras Secretarias e órgãos, vem desenvolvendo políticas públicas de qualidade de vida e proporcionando redes de apoio ao bem-estar e saúde mental aos docentes. Contudo, segundo a pesquisa “Possíveis fatores de risco e proteção para o bem-estar e saúde mental da categoria docente: um estudo bioecológico com professores readaptados da SEDF‟, de Lidiane Oliveira Eduardo Mota, foi constatado que a maioria dos docentes da SEDF não têm conhecimento de tais políticas e nem das redes de apoio disponíveis. Um dos objetivos da pesquisa foi fazer um levantamento desses dados e dar maior visibilidades a tais ações. Esse levantamento foi realizado junto à Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, ao Sindicato dos Professores e à própria SEDF. Os resultados foram apresentados na pesquisa e serão o objeto desse artigo.
Palavras-chave: políticas públicas – redes de apoio - qualidade de vida – bem-estar - saúde mental – professores
ABSTRACT
Estimates from the World Health Organization (WHO) indicated that depression would be the second most disabling cause in the world in the year 2020, only behind heart diseases. The International Labor Organization (ILO) points out the teaching category as the second to have occupational diseases, most of which are related to mental health issues. In the context of the Federal District Education Department (SEDF), only in the first half of 2018, 15% of the teachers were removed from the classroom, most of the medical certificates presented were due to mental illnesses. During the Covid-19 pandemic, teachers' well-being and mental health were significantly affected. Given this scenario, SEDF, in partnership with other Departments and agencies, has been developing public policies for quality of life and providing support networks for the well-being and mental health of teachers. However, according to the research “Possible risk factors and protection for the well-being and mental health of the teaching category: a bioecological study with readapted teachers from SEDF‟, by Lidiane Oliveira Eduardo Mota, it was found that most teachers at SEDF are not aware of such policies or available support networks. One of the research objectives was to survey these datas and give greater visibility to such actions. This survey was carried out with the Subsecretary of Safety and Health at Work, the Teachers' Union and SEDF itself. The results were presented in this research and will be the object of this article.
Keywords: Public policies. Support networks. Life quality. Well-being. Mental health. Teachers.