O Ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, ensino de matemática, situações-problemaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando assim as dificuldades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade e algumas possíveis intervenções para superar as dificuldades detectadas. Um dos objetivos dos estudantes é utilizar a Matemática para interpretar e resolver situações-problema e exercer sua cidadania, se qualificando para melhorar sua situação no mercado de trabalho. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi realizada uma pesquisa e observação com os estudantes do Terceiro Segmento EJA (Ensino Médio) e Segundo Segmento EJA (Anos Finais) I do Programa de Educação Básica (PROEB) em um ministério do governo federal. Concluí-se que a metodologia de situações problemas colabora para a evolução da capacidade dos estudantes de pesquisar, administrar, perceber, imaginar e resolver problemas mais complexos e ainda estimula o gosto pela Matemática que passa ter significado no cotidiano dos estudantes.