Clube de Ciências Biológicas Virtual (CCBV): implantação e importância na formação do estudante de biologia no ensino médio e na qualidade do trabalho do professor durante e após a pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Biologia, Ensino por Investigação, Educação científica, Educação remotaResumo
Os Clubes de Ciências são espaços de trocas de experiências e compartilhamento de tecnologias e vivências. O Clube de Ciências Biológicas Virtual (CCBV) é um espaço de educação não formal onde há estímulo a construção investigativa de uma mentalidade crítica sobre questões que envolvam o estudo e aprendizagem de Biologia pelos estudantes. Sua implantação se justifica por resultar num espaço de discussões sobre variados temas, participação em eventos e importante na diminuição do déficit de aprendizagem que foi acentuado durante a pandemia de COVID-19. Para o alcance dessa aprendizagem o objetivo dessa pesquisa foi analisar desde a implantação até a importância do CCBV em uma escola de ensino médio do Distrito Federal e como isso poderia influenciar na aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados da pesquisa foi baseada na utilização de ferramentas da plataforma google e em questionário estruturado. Os dados da pesquisa foram examinados quali-quantitativamente usando como base o domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Entre as conclusões o CCBV mostrou ganhos no ensino e aprendizagem de Biologia, motivou a participação na etapa regional de evento educacional e melhorou a qualidade de vida e trabalho do professor de Biologia, mesmo que de forma remota.