O ensino das artes no Brasil: políticas, organização curricular e estratégias pedagógicas

  • Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Entrevista com Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa,  licenciada em Educação Artística, mestre em Arte
e doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília desde 1991. É coordenadora dos Projetos Escola do Trabalhador (capacitação EAD 2017-2019) e Escola para Cidadania, iniciado em 2019. Suas linhas de pesquisas são: Metodologias; Educação e Materiais em Artes Visuais; Políticas Públicas e Inovação; Ensino a Distância; e Inclusão Social. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais
(CEP/CHS) da Universidade de Brasília e membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação
Superior (CONAES/MEC). Líder dos grupos de pesquisa: Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil - Programa de Empregabilidade: Qualifica Brasil, certificado pelo CNPq desde 2017; e Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais (MEMAV-UnB), certificado pelo CNPq desde 2018.


Teaching arts in Brazil: politics, curricular organization and pedagogical strategies


Abstract: Interview with Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa, who Graduated in Art Education and holds a Masters in the field of Arts and a Ph.D. in Sustainable Development from the University of Brasília. Professor at the Department of Visual Arts at the Instituto de Artes, Universidade de Brasília since 1991. She is coordinator of the Escola do Trabalhador (EAD 2017-2019 training) and Escola para Cidadania projects, which started in 2019. Her lines of research are: Methodologies; Education and Materials in Visual Arts; Public Policies and Innovation; Distance learning; and Social Inclusion. She is a member of the Human and Social Sciences Research Ethics Committee (CEP/CHS) of the University of Brasília and member of the National Commission for the Evaluation of Higher Education (CONAES/MEC). Leader of the research groups: Methodological Development and Training for governance and public management of employability in Brazil - Employability Program: Qualifica Brasil, certified by CNPq since 2017; and Methodologies, Education and Materials in Visual Arts (MEMAV-UnB), certified by CNPq since 2018.

Publicado
Nov 24, 2021
##submission.howToCite##
HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA, Thérèse. O ensino das artes no Brasil: políticas, organização curricular e estratégias pedagógicas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 110-113, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1309>. Acesso em: 27 maio 2022.