A série Cobra Kai: reflexões sobre a escola ao longo dos últimos anos

Autores

  • Leonardo Eustáquio Sant Anna da Silva Colégio CIMAN
  • Daiane Aparecida Araújo de Oliveira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

bullying, escola, educação, arte, cinema

Resumo

Este texto busca fazer uma leitura crítica sobre a série “Cobra Kai‟, disponibilizada na plataforma Netflix, relacionando-a às questões éticas e estéticas da escola na atualidade. A série é uma criação de Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg. As duas primeiras temporadas foram lançadas no Youtube Premium, com estreia em maio de 2018. Porém, naquele canal não houve repercussão pública, voltando a ser muito discutida quando adquirida e relançada pela gigante do streaming. Hoje, a série tem três temporadas disponíveis e a quarta em andamento. Os autores da obra mostram os personagens trinta anos depois de um campeonato de karatê de 1984, em que Johnny Lawrence busca reorganizar sua vida abrindo um dojo de aprendizado e luta, mas os velhos hábitos dos anos 1980 continuam presentes a todo instante, atormentando e criando dilemas éticos, como se a humanidade não tivesse evoluído daqueles tempos para os dias atuais.

Palavras-chave: Bullying. Escola. Educação. Cinema. Arte.

The series Cobra Kai and how it relates to contemporary issues faced by schools

Abstract: This article seeks to critically read the series “Cobra Kai‟, available on the Netflix platform, relating it to current ethical and aesthetic issues at school. The series is the brainchild of Josh Heald, Jon Hurwitz and Hayden Schlossberg. The first two seasons were released on Youtube Premium, with debut in May 2018. However, on that channel there was no public repercussion, returning to be much discussed when acquired and relaunched by the streaming giant. Today, the series has three seasons available and a fourth in progress.
The authors portray the characters thirty years after a 1984 karate championship, in which Johnny Lawrence seeks to reorganize his life by opening a dojo of learning and fighting, but the old habits of the 1980s are still present, tormenting and creating ethical dilemmas, as if humanity had not evolved from those times to the present day.

Keywords: Bullying. School. Education. Cinema. Art.

Biografia do Autor

Leonardo Eustáquio Sant Anna da Silva, Colégio CIMAN

Graduado em Psicologia (2011) pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (1999). Atualmente é diretor do Colégio CIMAN (unidade Cruzeiro). Especialista e Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor de Ética e Cidadania e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UniCEUB, atualmente é membro ad hoc. Psicólogo clínico desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidadania, inclusão e desenvolvimento, bioética e voluntariado. É voluntário ativo da ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) desde 2000.

Downloads

Publicado

2021-11-23