Visão sistêmica e Educação através da arte no socioeducativo

  • Thaís Perim Khouri Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS)

Resumo

Práticas artísticas são muito trabalhadas em contexto socioeducativo na forma de oficinas, projetos, etc. Entretanto, recentemente o sistema socioeducativo do Distrito Federal incluiu servidoras(es) de carreira no quadro de especialistas com formação específica em educação através da arte e esportes. Com esta perspectiva
de uma ação programática, cabe investigar as possibilidades e formas através das quais o campo artístico pode
contribuir de forma sistêmica, no sentido do termo que se alia à ecologia profunda. Através da pesquisa de base fenomenológica, a experiência de ser artista no Distrito Federal trouxe contribuições para a expansão do conceito de arte e a proposição de metodologias em Unidades Socioeducativas.


Palavras-chave: Educação através da arte. Semiliberdade. Plano Individual de Atendimento. Ecologia Profunda.


Systemic vision and Education through art in the socio-educational


Abstract: Art practices are very present in socio-educational brazilian context, carried out as workshops and
small projects. However, the Federal District’s socio-educational system has recently included career professionals in the cadre of specialists with specific training in education through art and sports. With this perspective of a programmatic action, it is necessary to investigate the possibilities and ways through which the artistic field can contribute in a sistemic way, in the sense of the term that allies itself to deep ecology. Through research with a phenomenological basis, the experience of being an artist in the federal district brought contributions to the reformulation of the concept of art and the proposition of methodologies in Socio-educational Units.


Keywords: Children in conflict with law. Semiliberty. Individual Assistance Plan. Deep Ecology.

Publicado
Nov 27, 2021
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KHOURI, Thaís Perim. Visão sistêmica e Educação através da arte no socioeducativo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 151-161, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1271>. Acesso em: 27 maio 2022.