Proposta Pedagógica no Sistema Socioeducativo do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Feminina do Gama: Projeto "Dona de Mim": reintegração social de meninas adolescentes e jovens em conflito com a lei através dos espaços promovedores de cultura:

  • Daiana da Silva Sousa Sátiro Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Fabiana Angélica Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Sebastião Ancelmo Bezerra Junior Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Resumo

O presente relato apresenta a sistemática de organização do trabalho pedagógico construído e elaborado pelos docentes do novo Núcleo de Ensino do Sistema Socioeducativo da Unidade de Internação Feminina
do Gama da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores, junto à direção,
supervisão e coordenação pedagógica, elaboraram a proposta do projeto “Dona de Mim” abrangendo todas
as áreas e complexidades que o Sistema Socioeducativo propõe, em especial com o trabalho direcionado aos
aspectos do gênero feminino. O projeto tem por objetivo a reintegração social de meninas adolescentes em
conflito com a lei através dos espaços promovedores de cultura e de conhecimentos científicos, bem como o
empoderamento feminino. O projeto conta com sete oficinas por áreas: (a) Língua Portuguesa, Língua Estran‑
geira Moderna e Parte Diversificada: Oficina “Não me olhe assim”; (b) Matemática, Física e Química: Oficina
“Matemática dos Sonhos”; (c) Ciências e Biologia: Oficina “Metamorfose”; (d) Geografia: Oficina “Papo Legal”;
(e) História: Oficina “Salada Cultural”; (f) Artes, Filosofia e Sociologia: Oficina “Cine Pagu” e; (g) Educação Física:
Oficina “Mente em Sintonia! Corpo em Harmonia”. Todas as oficinas do projeto “Dona de Mim” abrangem
planejamentos, ações e estratégias para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.


Palavras-chave: Meninas em conflito com a Lei. Socioeducação. Gênero. Reintegração. Empoderamento.


A Pedagogical Proposal in the Socio-Educational System carried out by the Educational Department of the Female Resocialization Unit of Gama: the “Dona de Mim” Project - social reintegration of girls and teenagers in conflict with the law through spaces that promote culture


Abstract: This paper presents the systematic organization of the pedagogical work constructed and elaborated taught by the teachers of the new Teaching Department of the Socio-Educational System of the Female Resocialization Unit of Gama, linked to the Secretary of State of Education of the Federal District (SEEDF). The teachers, together with the direction, supervision and pedagogical coordination, elaborated the proposal of the project “Dona de Mim” covering all the areas and complexities that the Socio-Educational System proposes, in particular with the work aimed at aspects of the female gender. The project aims at the social reintegration of adolescent girls in conflict with the law through spaces that promote culture and scientific knowledge, as well as the female empowerment. The project has seven workshops per area: (a) Portuguese Language, Foreign Language Modern and Diversified part: “Don't look at me like that” workshop; (b) Mathematics, Physics and Chemistry: Workshop “Mathematics of Dreams”; (c) Science and Biology: “Metamorphosis” workshop; (d) Geography: “Papo Legal” workshop; (e) History: Workshop “Cultural Salad”; (f) Arts, Philosophy and Sociology: “Cine Pagu” workshop and; (g) Physical Education: Workshop “Mind in Tuning! Body in Harmony”. All workshops of the “Dona de Mim” project cover planning, actions and strategies for Elementary School Initial Years, Final Years and High School.


Keywords: Girls in conflict with the law. Socioeducation. Genre. Reinstatement. Empowerment.

Publicado
Nov 27, 2021
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SÁTIRO, Daiana da Silva Sousa; COSTA, Fabiana Angélica; JUNIOR, Sebastião Ancelmo Bezerra. Proposta Pedagógica no Sistema Socioeducativo do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Feminina do Gama: Projeto "Dona de Mim": reintegração social de meninas adolescentes e jovens em conflito com a lei através dos espaços promovedores de cultura:. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 208-215, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1270>. Acesso em: 27 maio 2022.