Pedagogia das Artes Cênicas na Socioeducação: experiência artística com jovens e adolescentes em conflito com a lei

  • José Nildo de Souza Nildo Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Paulo Sérgio de Andrade Bareicha Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Artigo com base em uma pesquisa de dissertação de mestrado em Arte da Universidade de Brasília com objetivo de desenvolver uma pedagogia teatral para Socioeducação. A partir de uma oficina de Artes Cênicas, jovens em conflito com a lei são convidados a teatralizarem suas narrativas na Unidade de Internação de Santa Maria/DF. A problemática do estudo demarca sentidos para a linguagem e a expressão desses jovens indagando: quais são os vínculos entre cenas narradas e, as mesmas cenas, teatralizadas? Os referenciais teóricos abrangem o sociodrama (Moreno) e sociologia da representação do sujeito (Goffman). A escolha desses referenciais se deve ainda às reflexões desenvolvidas na orientação da pesquisa e à trajetória do professor-autor, artista-pesquisador na Socioeducação e no sistema prisional do DF. O tratamento metodológico conferido às narrativas teatralizadas fundamenta-se na pesquisa-ação (Barbier) e na análise de conteúdo (Bardin). Os resultados conclusivos emergem das dinâmicas da oficina: o ator-narrador, o texto-vivo e
quadros-cenográficos das cenas compostas pelos socioeducandos. Recomenda-se para estudos futuros a diversidade de leituras cênicas que esta metodologia proporciona, a forma como esses jovens constroem espaços de expressão em busca da desestigmatização, o reconhecimento da presença da linguagem geracional e demandas emergentes na escolarização: qual pedagogia poderia dar vozes a suas narrativas teatralizadas e posicioná-los diante de suas ações no mundo? Colocar-se no lugar do outro nas cenas, pensar como o outro,
percorrer os seus caminhos a partir dessa condição de ser e refletirem frente a essa autoimagem. Reorganizam-se, desse modo, os dados da experiência no processo cênico e projeções da liberdade.


Palavras-chave: Socioeducação. Pedagogia. Narrativas. Teatralidades.


Performing arts pedagogy in socio-education: artistic experience with adolescents and young people in conflict with the law

Abstract: Article based on a master’s thesis research in Art at the University of Brasília with the aim of developing a theatrical pedagogy for socio-education. From a scenic arts workshop, young people in conflict with the law are invited to dramatize their narratives at the Internment Unit of Santa Maria/DF. The problematic of the study demarcates meanings for the language and expression of these youngsters, asking: what are the links between narrated scenes and the same scenes, theatricalized? The theoretical frameworks include sociodrama (Moreno) and sociology of subject representation (Goffman). The choice of these references is also due to the reflections developed in the research orientation and the trajectory of the teacher-author, artist-researcher in socio-education and in the DF prison system. The methodological treatment given to theatrical narratives is based on action research (Barbier) and content analysis (Bardin). The conclusive results emerge from the dynamics of the workshop: the actor-narrator, the live text and scenographic pictures of the scenes composed by the students. It is recommended for future studies the diversity of scenic readings that this methodology provides, the way in which these young people build spaces of expression in search of destigmatization, the recognition of the presence of generational language and emerging demands in schooling: which pedagogy could give voice to their dramatized narratives and position them in front of their actions in the world? Putting oneself in the other’s place in the scenes, thinking like the other, going through their paths based on this condition of being and reflecting against this self-image. In this way, the experience data in the scenic process and projections of freedom are reorganized.


Keywords: Socioeducation. Pedagogy. Narratives. Theatrics.

Publicado
Nov 27, 2021
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SOUZA, José Nildo de Souza Nildo; DE ANDRADE BAREICHA, Paulo Sérgio. Pedagogia das Artes Cênicas na Socioeducação: experiência artística com jovens e adolescentes em conflito com a lei. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 140-150, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1269>. Acesso em: 27 maio 2022.