Arte para ressignificar a vida: aulas de Arte no contexto socioeducativo de internação do Distrito Federal
Palavras-chave:
Arte/educação., Socioeducação., Histórias de vida.Resumo
A promoção de aulas de Arte em um contexto árido como o existente na realidade socioeducativa de internação pode, para alguns, ser contraproducente e até mesmo incoerente, mas para um jovem inserido nesse contexto trata-se de um momento de revitalização sobre significados perdidos. Este artigo procura discutir teoricamente possibilidades de ressignificação de vida desses jovens pela Arte/educação, observando, conjuntamente, pressupostos teóricos de uma pedagogia integral, exemplificados por um relato de experiência de uma professora de Arte. Por este relato busca-se enfatizar a relevância de ações educativas que tenham por intencionalidade desenvolver iniciativas de transposição de suas histórias de vida e a proposição de novos compromissos consigo mesmo e com os outros.
Palavras-chave: Arte/educação. Socioeducação. Histórias de vida.
Art to give new meaning to life: essay and experience report of art classes in the socio-educational context of internment in the Federal District
Abstract: The promotion of Art classes in an arid context as existing in the socio-educational reality of deprivation of freedom can, for some, be counterproductive and even incoherent, but for a young person in this context, it is a moment of revitalization about lost meanings. This article seeks to theoretically discuss possibilities of resignification of these young people lives through Art/education, jointly observing theoretical assumptions of an integral pedagogy, exemplified by an experience report of an Art teacher. Through this report, we seek to emphasize the relevance of educational actions that have the intention of developing initiatives to transpose their life stories and the proposition of new commitments with themselves and with others.
Keywords: Art/education. Socioeducation. Life stories.