Arte para ressignificar a vida: aulas de Arte no contexto socioeducativo de internação do Distrito Federal

Autores

  • Liz Sousa Castellar Monforte Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Luiz Nolasco de Rezende Júnior Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Márcia Ester de Souza Puglia Lima Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Rita Patta Rache Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Arte/educação., Socioeducação., Histórias de vida.

Resumo

A promoção de aulas de Arte em um contexto árido como o existente na realidade socioeducativa de internação pode, para alguns, ser contraproducente e até mesmo incoerente, mas para um jovem inserido nesse contexto trata-se de um momento de revitalização sobre significados perdidos. Este artigo procura discutir teoricamente possibilidades de ressignificação de vida desses jovens pela Arte/educação, observando, conjuntamente, pressupostos teóricos de uma pedagogia integral, exemplificados por um relato de experiência de uma professora de Arte. Por este relato busca-se enfatizar a relevância de ações educativas que tenham por intencionalidade desenvolver iniciativas de transposição de suas histórias de vida e a proposição de novos compromissos consigo mesmo e com os outros.

Palavras-chave: Arte/educação. Socioeducação. Histórias de vida.

Art to give new meaning to life: essay and experience report of art classes in the socio-educational context of internment in the Federal District

Abstract: The promotion of Art classes in an arid context as existing in the socio-educational reality of deprivation of freedom can, for some, be counterproductive and even incoherent, but for a young person in this context, it is a moment of revitalization about lost meanings. This article seeks to theoretically discuss possibilities of resignification of these young people lives through Art/education, jointly observing theoretical assumptions of an integral pedagogy, exemplified by an experience report of an Art teacher. Through this report, we seek to emphasize the relevance of educational actions that have the intention of developing initiatives to transpose their life stories and the proposition of new commitments with themselves and with others.

Keywords: Art/education. Socioeducation. Life stories.

Biografia do Autor

Liz Sousa Castellar Monforte, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Liz Sousa Castellar Monforte é licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, especialista em Educação de Jovens e Adultos nas Medidas Protetivas e Socioeducativas e no Sistema Prisional. Professora da rede pública de ensino do Distrito Federal com 16 anos de prática em sala de aula. Professora de Artes Visuais no extinto Centro de Atendimento Juvenil Especializado por 5 anos e na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião por 11 anos – DF. Contato: liscastellar@gmail.com

Márcia Ester de Souza Puglia Lima, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Márcia Ester de Souza Puglia Lima é licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Utilização Pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação pela UnB. Professora da rede pública de ensino do Distrito Federal. Formadora da Subsecretaria de Formação Continuada de Profissionais da Educação. Atualmente Articuladora dos cursos de Arte e Língua Estrangeira para as Etapas da Educação Básica. Contato: marciaesterpuglia@gmail.com

Rita Patta Rache, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Rita Patta Rache é licenciada em Educação Artística e mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto de Letras e Artes da FURG. Pesquisadora e extensionista do grupo de pesquisa Artes Visuais em Estudo (CNPq/FURG).  Contato: ritarache@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-27