As TICS na educação pública do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19: análise do contexto inicial do ensino remoto de uma comunidade escolar
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Tecnologias da Informação e Comunicação, COVID-19Resumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, realizada no primeiro semestre de 2021, cujo objetivo foi analisar o contexto de implementação do teletrabalho e do ensino remoto nas escolas públicas do Distrito Federal com o suporte das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Devido à pandemia de covid-19 e as restrições adotadas para conter o avanço do contágio pelo mundo, no ano de 2020 o formato não presencial foi implantado nas redes ensino do DF. Buscamos identificar e refletir sobre as condições iniciais, para a retomada das aulas de forma remota, da comunidade escolar de uma unidade de ensino da rede pública, em Planaltina-DF. Analisamos dados de uma consulta realizada pela escola que encaminhou questionários em forma de formulários online para os seus profissionais e para as famílias dos estudantes, a fim de identificar o acesso destes às tecnologias da informação e comunicação para a efetividade do ensino remoto no ano letivo de 2020. O trabalho é de natureza qualitativa e, apresentamos como resultados que a maioria dos profissionais da escola utilizaram o notebook e o celular para o teletrabalho, com o acesso doméstico à internet de banda larga e/ou via dados móveis no celular. Quanto às famílias, grande parte usou o celular para manter a interação com a escola e/ou professores, principalmente por meio do WhatsApp. Destacamos, ainda, alguns normativos legais que serviram de parâmetro para a atuação dos profissionais da educação durante a vigência do teletrabalho e do ensino remoto.