As TICS na educação pública do Distrito Federal durante a pandemia da COVID-19: análise do contexto inicial do ensino remoto de uma comunidade escolar

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Tecnologias da Informação e Comunicação, COVID-19

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, realizada no primeiro semestre de 2021, cujo objetivo foi analisar o contexto de implementação do teletrabalho e do ensino remoto nas escolas públicas do Distrito Federal com o suporte das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Devido à pandemia de covid-19 e as restrições adotadas para conter o avanço do contágio pelo mundo, no ano de 2020 o formato não presencial foi implantado nas redes ensino do DF. Buscamos identificar e refletir sobre as condições iniciais, para a retomada das aulas de forma remota, da comunidade escolar de uma unidade de ensino da rede pública, em Planaltina-DF. Analisamos dados de uma consulta realizada pela escola que encaminhou questionários em forma de formulários online para os seus profissionais e para as famílias dos estudantes, a fim de identificar o acesso destes às tecnologias da informação e comunicação para a efetividade do ensino remoto no ano letivo de 2020. O trabalho é de natureza qualitativa e, apresentamos como resultados que a maioria dos profissionais da escola utilizaram o notebook e o celular para o teletrabalho, com o acesso doméstico à internet de banda larga e/ou via dados móveis no celular. Quanto às famílias, grande parte usou o celular para manter a interação com a escola e/ou professores, principalmente por meio do WhatsApp. Destacamos, ainda, alguns normativos legais que serviram de parâmetro para a atuação dos profissionais da educação durante a vigência do teletrabalho e do ensino remoto.

Biografia do Autor

Natália da Silva Chagas, Universidade de Brasília (UnB)

Natalia da Silva Chagas. Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Participante do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC/UnB). Contato: nataliadasilvachagas@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/5321080354340873

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília (UnB) / Faculdade de Educação (FE)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pedagoga pela UFRN. Professora Associada da Faculdade de Educação - UnB. Professora Permanente do PPGE da Faculdade de Educação - UnB. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, sobre formação de professores, Pedagogia; Didática, construção do conhecimento , prática docente e saberes docentes. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: formação, saberes e práticas (GEPPESP/UnB).  Membro do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP/UnB). Contato: otiliadantas@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/3207250805226101

Monique Vieira Amorim Bandeira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de pesquisa (GEPPESP/UnB). Professora da Educação Básica Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ministra palestras sobre as temáticas: Currículo escolar, BNCC, Avaliação Formativa e Alfabetização. Atualmente é Pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem na Escola Classe 01 do Arapoanga em Planaltina – DF. Contato: moniquevieira53@gmail.com 
http://lattes.cnpq.br/5467474189201552  

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Publicado

2024-03-28