A formação continuada na EPT: investigando a percepção de docentes e gestores no Distrito Federal
Palavras-chave:
Trabalho e Educação, Bases Conceituais da EPT, Formação Docente, Ensino Médio IntegradoResumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) fundamenta-se na politecnia, no trabalho como princípio educativo e na formação integrada. Os desafios e especificidades da educação profissional exigem que os professores tenham formação contínua para refletir sobre suas práticas pedagógicas a partir desses princípios. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de docentes e gestores sobre o processo de formação continuada dos professores que atuam na EPT, no âmbito da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). A coleta de dados foi realizada em três escolas da SEE-DF, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e na Diretoria de Educação Profissional (DIEP), através de consultas a documentos, entrevistas e aplicação de questionários. A partir dos dados coletados, constatou-se que, embora os docentes reconheçam a importância das bases conceituais da EPT, esses princípios ainda não orientam suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Os resultados confirmam a necessidade de cursos de formação continuada para o conhecimento e compreensão das bases conceituais da EPT, visando à qualificação das práticas pedagógicas dos professores.