A formação continuada na EPT: investigando a percepção de docentes e gestores no Distrito Federal

Autores

  • Palma Carla Carneiro de Castro SEEDF
  • Débora Leite Silvano IFB

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Bases Conceituais da EPT, Formação Docente, Ensino Médio Integrado

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) fundamenta-se na politecnia, no trabalho como princípio educativo e na formação integrada. Os desafios e especificidades da educação profissional exigem que os professores tenham formação contínua para refletir sobre suas práticas pedagógicas a partir desses princípios. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de docentes e gestores sobre o processo de formação continuada dos professores que atuam na EPT, no âmbito da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). A coleta de dados foi realizada em três escolas da SEE-DF, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) e na Diretoria de Educação Profissional (DIEP), através de consultas a documentos, entrevistas e aplicação de questionários. A partir dos dados coletados, constatou-se que, embora os docentes reconheçam a importância das bases conceituais da EPT, esses princípios ainda não orientam suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Os resultados confirmam a necessidade de cursos de formação continuada para o conhecimento e compreensão das bases conceituais da EPT, visando à qualificação das práticas pedagógicas dos professores.

Biografia do Autor

Palma Carla Carneiro de Castro, SEEDF

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Especialista em Didática-Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica, Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, Licenciada em Pedagogia. Design Instrucional, Tutora, Ledora/Transcritora. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Integral, Educação Midiática, Produção de Materiais Educacionais Digitais e Formação de Professores. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atua como coordenadora intermediária na CRE Sobradinho.

Débora Leite Silvano, IFB

Professora efetiva do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília. Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado e doutorado em Ecologia. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Formação de Professores e Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2024-11-08