Integração curricular na prática: A experiência do grupo PROEJA Transiarte - Observatório da Educação

Autores

  • Lúcio França Teles
  • Dorisdei Valente Rodrigues

Palavras-chave:

Integração curricular, Formação profissional, PROEJA-Transiarte

Resumo

Esse texto faz considerações sobre a necessidade de se estimular a oferta integrada na educação básica, como forma de inserir os jovens e adultos nos processos de socialização a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação. No século XXI, a educação básica de nível médio integrada deve ser compreendida como uma condição imprescindível para uma formação profissional que atenda às mudanças de natureza técnica no mundo do trabalho e forme estudantes emancipados, autônomos, qualificados, colaborativos e criativos, capazes de compreender e exercitar as habilidades técnicas, sociais e políticas do atual sistema produtivo. A integração curricular pode se dar de várias maneiras. Uma delas, a integração arte-tecnologiacurrículo, é discutida aqui tendo como base uma prática desenvolvida por professores e estudantes em escolas da rede pública do Distrito Federal, na modalidade da EJA, como parte do Projeto PROEJA-Transiarte OBEDUC, iniciado em 2007, e que faz uso da metodologia da pesquisa-acão. Este artigo apresenta uma análise crítica da integração prática de arte-tecnologia-currículo desenvolvida no âmbito do referido projeto de pesquisa. Em conclusão, os autores apresentam um resumo dos resultados alcançados até o presente momento e dos novos desafios pela frente.

 

 

 

 

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Publicado

2016-11-22