Vivência docente no ensino remoto: da quadra para as telas digitais

  • Ana Paula Corrêa Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Resumo

O trabalho tem como principal objetivo apresentar uma experiência docente na área da Educação Física Escolar e o olhar de uma professora diante dos desafios e da reinvenção da prática com o ensino remoto, no contexto da pandemia de Covid-19. A professora atua na cidade de Varginha, localizada no sul de Minas Gerais, e dá aulas para crianças do ensino fundamental I, em uma escola particular, na qual realiza um trabalho social. Busca-se descrever as práticas e os recursos utilizados, como, por exemplo, as plataformas digitais
e as diversas maneiras de mediar os temas abordados normalmente de modo presencial, mas devido à urgência sanitária, passou a ser de maneira virtual, ou seja, através de aulas online, plantões para tirar dúvidas, apoio a outros docentes nas aulas síncronas, atividades assíncronas, aulas gravadas enviadas utilizando-se o aplicativo WhatsApp e, mais recentemente, a combinação entre aulas online, atividades assíncronas e aulas presenciais. O relato de experiência traz reflexões de outros educadores e também as percepções da autora em
relação ao ensino remoto. Conclui-se que a pandemia trouxe tempos de muitos desafios e mudanças para os professores e, em especial, para os docentes da Educação Física Escolar.


Palavras-chave: Educação Física escolar. Ensino virtual. Tecnologia digital.


Experiences teaching in remote education: from the sports court to digital screens


Abstract: The main objective of this work is to present a teaching experience in the field of Physical Education and the view of a teacher in face of the challenges and reinvention of the practice with remote teaching, in the context of the Covid-19 pandemic. The teacher works in the city of Varginha, located in the south of Minas Gerais, and teaches elementary school children at a private school, where she also carries out social program. It seeks to describe the practices and resources used, such as digital platforms and the various ways to teach
topics normally addressed in person, but which, due to the health urgency, were conveyed virtually. Strategies used were online classes; online office hours; support for other teachers in synchronous classes; asynchronous activities; recorded classes sent using the WhatsApp application; and, more recently, the combination of online classes, asynchronous activities and in-person classes. The experience brings reflections from other educators, as well as the author’s perceptions in relation to remote teaching. It is concluded that the pandemic brought many challenges and changes for teachers and, in particular, for Physical Education teachers.


Keywords: Physical Education. Virtual teaching. Digital technology.

Publicado
Nov 23, 2021
##submission.howToCite##
CORRÊA, Ana Paula. Vivência docente no ensino remoto: da quadra para as telas digitais. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 88-93, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1163>. Acesso em: 27 maio 2022.