Formação continuada de professores: (Re)negociando significados na construção da escola inclusiva

Autores

  • Júlia Cristina Coelho Ribeiro

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Política pública de Educação Inclusiva, Psicologia histórico-cultural

Resumo

Tomando como ponto de partida a importância da formação continuada de professores, este artigo tem por objetivo discutir o processo de (re)negociação de significados e de práticas pedagógicas, necessários ao encaminhamento das políticas públicas de Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Para tanto, apresentamos um apanhado geral sobre a questão do lugar social da deficiência, com o intuito de compreender as origens do modelo inclusivo e sua significação na atualidade, tendo como fundamento a perspectiva Histórico-cultural de desenvolvimento humano. Em seguida, dirigimos nossa atenção para uma breve retomada acerca de algumas disposições normativas que norteiam a política pública de inclusão, a fim de identificar e analisar como a legislação define e organiza o papel do/a professor/a e da intervenção pedagógica na educação inclusiva. Por último, aprofundamos na discussão acerca dos desafios da qualificação de professores para atuar em tal modelo, no tocante à importância da formação continuada para a modificação de crenças e de valores equivocados acerca de estudantes com deficiência.

 

 

 

 

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Publicado

2016-11-22