Formação continuada em tempos de pandemia e a distância que separa os corpos: como ficam as práticas corporais?

Autores

  • Victor Bernardes de Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Júlio Cesar Cabral Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • José Manoel Montanha da Silveira Soares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Pedro Osmar Figueiredo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Formação continuada, Práticas corporais, Ensino remoto

Resumo

Neste artigo, discutimos a formação continuada de professores e professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal no contexto das demandas relacionadas ao Ensino Emergencial Remoto (EER), decorrente do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. O estudo visa analisar a percepção de professores e professoras de um curso de formação continuada acerca de uma proposta voltada para jogos e brincadeiras na Educação Básica. Procurou-se refletir sobre o contexto da educação escolarizada diante dos desafios da pandemia, bem como os desafios relacionados à formação docente para as tecnologias digitais. Trata-se
de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio de Estudo de Caso, onde realizou-se a descrição de um questionário de avaliação de satisfação preenchido pelos professores cursistas. Concluímos que é necessário possibilitar aos docentes o exercício do diálogo e uma apropriação que lhes permitam o trato com as tecnologias emergentes e, principalmente, o reconhecimento do potencial pedagógico que carregam consigo.

Palavras-Chave: Formação continuada. Práticas corporais. Ensino remoto.

Continuing education in times of pandemic and the distance that separates bodies: what about
bodily practices?

Abstract: In this article, we discuss the continuing education of public school teachers in the Federal District in the context of the demands related to Remote Emergency Education (REE) resulting from the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic. The study aims to analyze the perception of teachers of a continuing education course about a proposal focused on games in Elementary Education. We tried to think on the context of formal education facing the challenges of the pandemic, as well as the challenges related to teacher training for digital technologies. It is a qualitative research, carried out through a Case Study, where a description of a satisfaction assessment questionnaire completed by the participating teachers was carried out. It becomes necessary to enable teachers to exercise dialogue and appropriation that will allow them to deal with emerging technologies and, above all, to recognize the pedagogical potential they carry with them.

Keywords: Continuing education of teachers. Body practices. Remote teaching.

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Publicado

2021-11-23