Formação continuada para o Novo Ensino Médio no Distrito Federal: desafios em tempo de pandemia de Covid-19

Autores

  • Daniel Louzada-Silva SEEDF
  • Ana Cristina de Almeida SEEDF/SUBEB/DIEM
  • Érika Botelho Guimarães SEEDF
  • Richard James Lopes de Abreu SEEDF

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio., Currículo., Pandemia., COVID-19.

Resumo

A publicação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio exigiu dos estados e do Distrito Federal a reformulação de seus currículos, adequando-os às diretrizes do Novo Ensino Médio. O Distrito Federal foi uma das primeiras unidades da federação a implementar um novo currículo, o que coincidiu com o início da pandemia de COVID-19. As condições sanitárias decorrentes da pandemia criaram grandes limitações para os sistemas educacionais, com reflexos em todos os níveis, particularmente na educação básica. Este artigo tem por objetivo discutir o processo de formação continuada de professores de Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal em ambiente impactado pela pandemia, a partir do planejamento original de formação dos professores definido para 2019. Como as demais atividades educacionais, a oferta de formação de professores foi fortemente influenciada pela pandemia, limitando as possibilidades pedagógicas e exigindo a utilização de recursos e métodos não previstos. Neste período, grande parte do esforço dos professores foi direcionado à assimilação de técnicas e procedimentos de comunicação virtual para o atendimento de seus próprios alunos, muitas vezes com restrições tecnológicas e materiais severas. Os resultados desta pesquisa apontam que a formação de professores não foi uma exceção a essa situação, desde o planejamento, passando pela formação de formadores, até a formação dos professores nas escolas-piloto, e que o sucesso da implementação do novo currículo até 2022 depende da formação de professores de todas as escolas de ensino médio. A duração da crise sanitária e os efeitos da pandemia sobre a implementação do novo currículo ainda não estão claros.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Currículo. Pandemia. COVID-19.

Continuing Education for New High Schools in the Federal District: Challenges at the Time of the Covid-19 Pandemic

Abstract: The publication of the National Common Curriculum Base for High School required the states and the Federal District to reformulate their curricula, adapting them to the guidelines of the New High School. The Federal District was one of the first units of the federation to implement a new curriculum, which coincided with the beginning of the COVID-19 pandemic. The sanitary conditions resulting from the pandemic created great limitations for educational systems, with consequences at all levels, particularly in basic education. This article aims to discuss the process of continuing education of high school teachers in public schools in the Federal District in an environment impacted by the pandemic, based on the original teacher training plan defined for 2019. Like other educational activities, the provision of Teacher training was heavily influenced by the pandemic, limiting pedagogical possibilities and requiring the use of unforeseen resources and methods. During this period, a large part of the teachers' effort was directed to assimilating virtual communication techniques and procedures to assist their own students, often with severe technological and material restrictions. The results of this research show that teacher education was no exception to this situation, from planning, through the training of trainers, to the training of teachers in pilot schools, and that the successful implementation of the new curriculum until 2022 depends the training of teachers in all secondary schools. The duration of the health crisis and the effects of the pandemic on the implementation of the new curriculum are still unclear. 

Keywords: New High School. Curriculum. Pandemic. COVID-19.

Biografia do Autor

Daniel Louzada-Silva, SEEDF

Daniel Louzada-Silva é graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Desenvolvimento Sustentável e doutorado em Educação. Atuou como Coordenador de redatores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na elaboração da 2ª versão do Currículo em Movimento da SEEDF.

 

 

 

Érika Botelho Guimarães, SEEDF

Érika Botelho Guimarães é graduada em Matemática, Especialista em Gestão Pública. Atualmente é Diretora de Ensino Médio da SEEDF. 

 

Richard James Lopes de Abreu, SEEDF

Richard James Lopes de Abreu é graduado em História, especialista em Metodologia do Ensino da História. Coordenador de revisitação do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.  

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Publicado

2021-06-01