Os desafios da política pública do Novo Ensino Médio e sua formação continuada para o Distrito Federal

Autores

  • Vinícius Silva de Souza Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Vivina Amorim Sousa SEEDF

Resumo

O ensino médio no Distrito Federal é marcado por uma história de movimento e transformações de políticas públicas da educação básica. Deste modo, essa etapa escolar é hoje uma seara para o cultivo de novas ideias. Consequentemente a formação dos profissionais da educação passa a ser ainda mais fundamental na busca da ampliação de um ambiente para desenvolver metodologias de ensino que possa garantir as aprendizagens, para que, desta forma, reconfigurem o modelo tradicional, até então praticado por boa parte das escolas brasileiras. Portanto, a proposta desse artigo é pensar o ensino médio como um espaço de ideias e possibilidades em ebulição, visto que, tanto a pesquisa como a participação do estudante na organização e formação do seu itinerário formativo são uma realidade para essa nova proposta curricular. Estar nesse desafio requer um diálogo de reconhecimento do trabalho desenvolvido anteriormente para manter os ganhos e conquistas construídos até aqui e principalmente coloque o estudante como o protagonista de todo este processo.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Aprendizagens. Currículo. Formação Continuada

The challenges of public policy for the New High School and its continuing education for the Federal District

Abstract: Secondary education in the Federal District is marked by a history of movement and transformations in public policies for basic education. Thus, this school stage is today a harvest for the cultivation of new ideas. Consequently, the training of education professionals becomes even more fundamental in seeking to expand an environment to develop teaching methodologies that can ensure learning, so that, in this way, they reconfigure the traditional model, until then practiced by most schools Brazilian companies. Therefore, the purpose of this article is to think of high school as a space of ideas and possibilities in boiling point, since both research and student participation in the organization and formation of their training itinerary are a reality for this new curricular proposal. Being in this challenge requires a dialogue of recognition of the work previously developed to maintain the gains and achievements built so far, and especially place the student as the protagonist of this entire process.

Keywords: New High School. Learnings. Resume. Continuing Education.

 

Biografia do Autor

Vinícius Silva de Souza, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutorando em Educação na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação - ECOE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB, campus universitário Darcy Ribeiro. Integra o grupo de pesquisa GERAJU - Gerações e Juventude (www.geraju.net.br), coordenado pelas professoras Wivian Weller e Sinara Pollom Zardo. Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade de Brasília. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE. Fui professor substituto de Filosofia da Educação e História da Educação na Faculdade de Educação da UnB.

Downloads

Publicado

2021-06-01