Organização do curso avaliação formativa: princípios, processos e instrumentos: desafios e possibilidades de uma ação de formação continuada em formato remoto
Palavras-chave:
Avaliação Formativa. Organização do Trabalho Pedagógico. Ensino Remoto. Formação Continuada.Resumo
Perante o contexto de ensino remoto por ocasião da pandemia do novo coronavírus, o processo de avaliação dos estudantes ganhou centralidade, implicando desafios quanto à sua realização nesse formato de ensino. Assim, e considerando que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) assume, em seus documentos norteadores, a concepção formativa de avaliação, tornou-se essencial a oferta de um curso que possibilitasse a compreensão dos aspectos que fundamentam e norteiam essa concepção de avaliação como elemento da organização do trabalho pedagógico para as aprendizagens. Nesse sentido, este relato tem o objetivo de apresentar como o trabalho pedagógico do curso Avaliação formativa: princípios, processos e instrumentos foi organizado, destacando os desafios e as possibilidades encontrados durante seu desenvolvimento. Essa ação de formação em formato remoto constituiu-se em uma experiência inédita. Os resultados sinalizaram que o curso contribuiu para o trabalho docente, remoto ou presencial, uma vez que a concepção formativa de avaliação não se modifica, sendo possível sua práxis nos dois formatos de ensino. Nessa perspectiva, os cursistas indicaram a importância do curso para reflexão, ressignificação, mudança de visão sobre a avaliação formativa, destacando as discussões, os diálogos e o estudo do material disponibilizado para um repensar do fazer pedagógico. Diante disso, ressaltamos que ações de formação continuada sobre a avaliação formativa devem ser constantemente oferecidas, independentemente do formato do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação Formativa. Organização do Trabalho Pedagógico. Ensino Remoto. Formação Continuada.
Organization of the course formative evaluation: principles, processes and instruments: challenges and possibilities of a continuous training action in remote format
Abstract: In view of the context of remote teaching at the time of the new coronavirus pandemic, the student evaluation process gained centrality, implying challenges regarding its realization in this teaching format. Thus, and considering that the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) assumes, in its guiding documents, the formative concept of assessment, it became essential to offer a course that would enable the understanding of the aspects that underlie and guide this conception of assessment as an element of organizing pedagogical work for learning. In this sense, this report aims to present how the pedagogical work of the Formative Assessment: Principles, Processes and Instruments course was organized, highlighting the challenges and possibilities encountered during its development. This training action in a remote format constituted an unprecedented experience. The results signaled that the course contributed to the teaching work, remotely or in person, since the formative conception of evaluation does not change, being possible its praxis in the two teaching formats. From this perspective, the course participants indicated the importance of the course for reflection, resignification, change of view on formative assessment, highlighting the discussions, dialogues and the study of the material made available for a rethinking of pedagogical practice. Therefore, we emphasize that continuing education actions on formative assessment must be constantly offered, regardless of the format of the teaching-learning process.
Keywords: Formative Assessment. Organization of Pedagogical Work. Remote Teaching. Continuing Education.