Educação ambiental na perspectiva da escola emancipatória e emancipadora
Palavras-chave:
Organização do trabalho pedagógico, Educação ambiental crítica, Formação continuada, Metodologias colaborativasResumo
Este trabalho discute a contribuição da Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) na inserção da educação ambiental crítica no ensino formal a partir da formação continuada de professores, especificamente em cursos de formação em educação ambiental oferecidos na rede pública de ensino do Distrito Federal. Considerando que a OTP reflete uma organização historicamente determinada, que inclui a divisão social do trabalho que influencia a escola em seus princípios, objetivos e metodologias, incorporando ou reproduzindo esse modelo, a formação de professores enquanto sujeitos historicamente situados e conscientes da importância de sua práxis demanda uma reflexão sobre o que está posto para a sociedade e para a educação, identificando os desafios de uma educação transformadora e a necessidade de buscar formas de superá-los. A perspectiva que vislumbramos é de uma OTP, que fortaleça iniciativas e ações para a formação de uma comunidade de aprendizagens para todos, que contraponha-se à lógica da subordinação e da exclusão e que promova ações educativas diferenciadas para a escola. Acreditamos que o planejamento coletivo dessas ações
com foco em projetos de educação ambiental crítica é capaz de fortalecer a autonomia da prática pedagógica para o professor e para o estudante.