Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros: discussões preliminares

Autores

  • Klever Corrente Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Projeto de Vida., Currículo., Ensino Médio., Legislação., Educação Básica.

Resumo

No contexto da reconfiguração do ensino médio, a promulgação da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, além de outras modificações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de projeto de vida dos estudantes nos currículos do Ensino Médio. Tendo em vista o caráter inovador da inserção dessa proposta nos currículos, alguns instrumentos normativos foram instituídos em âmbito nacional para nortear o trabalho pedagógico. Neste artigo, apresenta-se um levantamento dos principais marcos legais e documentos pedagógicos orientadores de Projeto de Vida, instituídos em nível nacional, e realiza-se uma breve discussão sobre a relevância da integração dessa temática no currículo da Educação Básica.

Palavras-chave: Projeto de Vida. Currículo. Ensino Médio. Legislação. Educação Básica.

Guiding references for working with Life Project in Brazilian school curricula: preliminary discussions

Abstract: In the context of the reconfiguration of secondary education, the enactment of Federal Law No. 13,415, of February 16, 2017, brought, in addition to other changes to the guidelines and bases of national education, the inclusion of work aimed at building a life project of students in high school curricula. In view of the innovative nature of the insertion of this proposal in the curricula, some normative instruments were instituted nationwide to guide the pedagogical work. This article presents a survey of the main legal frameworks and pedagogical documents that guide the Life Project, instituted at the national level, and a brief discussion is carried out on the relevance of integrating this theme in the Basic Education curriculum.

Keywords: Life Project. Resume. High school. Legislation. Basic education.

Biografia do Autor

Klever Corrente Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Klever Corrente Silva é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional (UnB - 2019). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira (Faculdade Futura - 2019), em Docência do Ensino Superior (IESA - 2016) e em Gestão Escolar (IESA - 2015). Bacharel em Administração (FAJESU - 2013), Licenciado em Pedagogia (IESA - 2015) e Licenciado em Educação Profissional (IFB - 2017). Foi professor temporário de Administração na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e professor substituto de Gestão no Instituto Federal de Brasília (IFB). Atualmente é Professor de Educação Básica - Componente Curricular: Atividades na SEEDF. Contato: klever.cs@gmail.com.

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Publicado

2021-06-01