Entre dilemas, sonhos, projetos e vida: o Novo Ensino Médio e o itinerário de Formação Técnica e Profissional no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama no Distrito Federal

Autores

  • Maria Luzineide Pereira da Costa Ribeiro Universidade de Brasília - UnB
  • Vanessa Pereira Arruda Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Joelma Bomfim Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Educação Profissional, Projeto de vida

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender como a implementação da proposta do Novo Ensino Médio (NEM), no Itinerário de Formação Técnica e Profissional, sobretudo no que diz respeito à unidade curricular Projeto de vida, tem sido compreendida e recepcionada por estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, uma das 12 unidades consideradas piloto no Distrito Federal, no ano de 2021. A partir de um breve histórico da Educação profissional e do avanço de sua legislação, pretende-se compreender em que cenário se deu a implementação desse itinerário na Rede Pública de Ensino do DF. A partir dos estudos teóricos de Bell Hooks e de Paulo Freire, propomos uma discussão sobre a educação como prática emancipadora na elaboração do pensamento autônomo do estudante, pensando na construção do espaço dialógico-reflexivo no contexto do Projeto de vida. A metodologia do estudo é de natureza quali-quantitativa, baseada em entrevista semiestruturada com participação de professores e estudantes, com coleta de dados por meio de formulário Google, considerando o grave contexto pandêmico em que vivemos, desde o ano de 2020. Os resultados apontam para a unidade projeto de vida como espaço dialógico importante à construção da identidade desses jovens e, por conseguinte, na discussão de suas trajetórias pessoais e profissionais. Neste contexto, discute-se a relevância de uma educação engajada e emancipadora.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Educação Profissional. Projeto de vida.

Among dilemmas, dreams, projects and life: the New High School and the Technical and Professional Training itinerary at the Integrated High School Center of Gama in the Federal District

Abstract: This article aims to understand how the implementation of the New High School (NEM) proposal in the Technical and Professional Training Itinerary, especially with regard to the Life Project curricular unit, has been understood and welcomed by students from the Teaching Center Medium Integrated do Gama, one of the 12 units considered pilot in the Federal District, in the year 2021. Based on a brief history of professional education and the progress of its legislation, it is intended to understand the scenario in which this itinerary was implemented in DF Public Education Network. Based on the theoretical studies of Bell Hooks and Paulo Freire, we propose a discussion about education as an emancipatory practice in the development of the student's autonomous thought, thinking about the construction of a dialogical-reflective space in the context of the Life Project. The study methodology is qualitative and quantitative in nature, based on semi-structured interviews with the participation of professors and students, with data collection using a Google form, considering the severe pandemic context in which we live since 2020. The results point out for the life project unit as an important dialogic space for the construction of the identity of these young people and, therefore, in the discussion of their personal and professional trajectories. In this context, the relevance of an engaged and emancipatory education is discussed.

Keywords: New High School. Professional education. Life project.

Biografia do Autor

Maria Luzineide Pereira da Costa Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB

Pós-doutora no Programa de Pós - graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Estudos Étnico - raciais e de Gênero. Doutora em Teoria Literária e Literaturas  (UnB)  Mestre em Teoria Literária e Literaturas (UnB).  Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Leitura na prisão, narrativas autobiográficas e Literatura e Práticas Sociais. 

Vanessa Pereira Arruda, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduada em Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Administração e Orientação Escolar pela Universidade Católica de Brasília (2005), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Tecnologia Darwin (2008), professora alfabetizadora da Secretaria de Educação do DF, há 15 anos, já atuou nas esferas regionais e centrais em cargos e funções de diferentes níveis . Atualmente, desenvolve  na Diretoria de Educação Profissional, a função de Gerente de Integração Curricular com o Ensino Médio e com a EJA.

Joelma Bomfim, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Administração de Sistemas de Informações pela União Educacional de Brasília (1998), licenciatura pelo Programa Especial de Licenciatura, pós-graduação em Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas na Arquitetura C pelo IBEG e em Educação na Diversidade e Cidadania pela UNB. Na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) já assumiu funções na escola e atualmente está como Diretora de Educação Profissional, mas já assumiu cargos na área de gestão da Educação Profissional em outras secretarias do GDF, além de ter assumido um cargo estratégico na esfera da gestão da Educação Profissional no MEC.

Downloads

Publicado

2021-06-01