Um relato de experiência sobre o Projeto de Vida no Ensino Fundamental baseado no Projeto de Vida do Ensino Médio
Resumo
O Novo Ensino Médio nasceu com uma proposta: integrar efetivamente o estudante nos campos intelectual, cidadão e humano. O Projeto de Vida, que consta no Currículo em Movimento do Distrito Federal, traz a perspectiva de desenvolver habilidades no estudante, dando-lhe autonomia e visão de futuro. Permeando esse ideal, foi realizado, em 2019 em uma escola pública do Distrito Federal, um projeto interventivo para finalização do mestrado profissional realizado por essa docente, para investigar como os sentidos a respeito da ideação suicida e os sofrimentos psíquicos foram construídos pelos estudantes a partir da criação de um Grupo de Habilidade de Vida, com educandos dos 6º aos 9º anos. Para tal, foram utilizados os conceitos de meaning e feeling (BEZEMER et. al., 2012; KRESS, 2006; LEMKE, 2006). Esse estudo contribuiu para auxiliar a professora a lidar, da melhor forma possível, com estudantes que possuem baixa autoestima, sofrimentos psíquicos e ideação suicida e gerou, consequentemente, reflexão da metodologia utilizada por essa profissional da Educação.
Palavras-chave: Projeto de Vida. Grupo de Habilidade de Vida. Ideação Suicida. Transtornos Mentais.
An experience report on the Life Project in Elementary School based on the Life Project in High School
Abstract: The New High School was born with a proposal: to effectively integrate the student in the intellectual, citizen and human fields. The Life Project, which appears in the Curriculum in Motion of the Federal District, brings the perspective of developing skills in the student, giving them autonomy and a vision of the future. Permeating this ideal, in 2019 in a public school in the Federal District, an interventional project was carried out to complete the professional master's degree carried out by this teacher, to investigate how the meanings of suicidal ideation and psychological suffering were constructed by students from the creation of a Life Skills Group, with students from 6th to 9th grades. To this end, the concepts of meaning and feeling were used (BEZEMER et. al., 2012; KRESS, 2006; LEMKE, 2006). This study contributed to helping the teacher to deal, in the best possible way, with students who have low self-esteem, psychological distress and suicidal ideation, and consequently generated a reflection on the methodology used by this education professional.
Keywords: Life Project. Life Skill Group. Suicidal Ideation. Mental Disorders.