Reflexo da formação continuada nas práticas de professores do sistema escolar público do Distrito Federal

Autores

  • Ana Celia Nunes Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ana Paula Santos de Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Paulo Henrique Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) – Campus Bambuí

Palavras-chave:

Formação de Professores. Prática Docente. Teoria e prática.

Resumo

Este artigo analisa o reflexo da formação continuada nas práticas dos profissionais de educação básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, tendo como referencial os cursos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação do Distrito Federal (EAPE), realizados pelos docentes após e durante sua formação acadêmica. Com base em relatos e por meio de análises das respostas ao questionário aplicado, optou-se por verificar em que medida esses cursos contribuem para ações didáticas favoráveis que estejam aliadas a uma pedagógica histórico-crítica que conduza a reflexão/ação e mudança social. Os resultados demonstraram que a formação continuada é vista pelos educadores como possibilidade de aprendizagem e revisão de suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Formação Continuada. Práticas Pedagógicas. Reflexão e ação.

Reflection of continuing education in teaching practices of teachers in public school system from
Distrito Federal

Abstract: This article analyzes the reflection of continuing education in practices of basic education professionals based in the Secretaria de Estado da Educação from Distrito Federal, having as a reference the courses of the Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação do Distrito Federal (EAPE) from Distrito Federal, taken by teachers after or during their higher education. Based on reports and through analysis of the responses received in the applied questionnaire, we decided to verify how much these courses contribute to favorable didactic actions that are combined with a historical-critical pedagogy that leads to reflection, action and social change.

Keywords: Teacher Training. Teaching Practice. Reflection and action.

Downloads

Publicado

2021-11-23