Processos de docilização e resistência do corpus negro em uma escola pública do Distrito Federal

Autores

  • Alberto Roberto Costa

Palavras-chave:

Escolarização, Etnocenologia, Relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo apresenta conclusões oriundas da investigação de como acontecem os processos de docilização e resistência do corpus negro nas teorias e práticas pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem de artes cênicas em uma
escola pública do Distrito Federal. Tem como objetivo examinar os mecanismos de docilização do corpus a partir da concepção de Michel Foucault de corpos dóceis com enfoque nas relações étnico-raciais. A condução teórico-metodológica da investigação se direciona para três eixos que atravessam transversalmente a temática: a contextualização histórico-social dos sujeitos no mundo pós-colonial; a escolarização do corpus vista sob a ótica das relações sócio-raciais; e a dimensão artística analisada sob o viés dos pressupostos da Etnocenologia. A metodologia etnográfica privilegia a interpretação qualitativa das experiências vivenciadas, tem como ponto de partida a observação e a análise dos sujeitos imersos em contextos de ensino-aprendizagem e valoriza as narrativas da comunidade escolar em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal.



 

 

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Publicado

2016-11-22