Eu no espelho: uma poética de resistência para além da exposição fotográfica

Autores

  • Marcos Vinícius Silva Magalhães Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Exposição, Fotografia, Raça, Identidade

Resumo

O presente manuscrito é o relato de experiência de uma ação pedagógica exitosa, realizada nos anos de 2018 e 2019 no Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia. “Eu no Espelho‟ foi também o título de uma exposição fotográfica que revelou os retratos e as histórias de alunas que possuem a negritude como característica e essência. Assim, embora a exposição tenha apresentado novas visualidades acerca do protagonismo dos (as) estudantes, essa ação educativa buscou conceber a fotografia para além de uma poética artística, em que os processos de identidade e resistência pudessem ser evidenciados em meio ao cotidiano da escola. Nessa perspectiva, o trabalho gerou novas possibilidades para pensarmos em uma prática pedagógica que reconhece as zonas de racismo e preconceito vivenciadas pela comunidade escolar, buscando traçar ações de intervenção e conscientização a partir de um processo significativo de aprendizagem.

Palavras-chave: Exposição fotográfica. Protagonismo juvenil. Identidade. Prática pedagógica. Antirracismo.

Me in the mirror: a poetics of resistance beyond photographic exposure

Abstract: This manuscript is an experience report of a successful pedagogical action, carried out in 2018 and 2019 at the Centro de Ensino Fundamental 18 in Ceilândia. “Eu no Espelho‟ was also the title of a photographic exhibition that revealed the portraits and stories of students who have blackness as a characteristic and essence. Thus, although the exhibition has presented new views on the role of (the) students, this educational action sought to conceive photography beyond an artistic poetics, in which the processes of identity and resistance could be evidenced in the daily life of the school. From this perspective, the work generated new possibilities for thinking about a pedagogical practice that recognizes the zones of racism and prejudice experienced by the school community, seeking to outline intervention and awareness actions based on a significant learning process.

Keywords: Photographic exhibition. Youth protagonism. Identity. Pedagogical practice. Anti-racism.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Silva Magalhães, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor de Arte da rede pública de ensino do Distrito Federal, atuando no Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia desde 2017. Mestre em Arte Contemporânea e doutorando na área de Arte, Imagem e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade de Brasília (UnB). E-mail institucional: marcosmagalhaes@edu.se.df.gov.br

Downloads

Publicado

2021-06-01