A educação para as relações étnico-raciais no currículo base do território catarinense: pressupostos decoloniais, saberes e práticas

  • Odair Souza Secretaria Municipal de Educação de Palhoça (SC) / Secretaria Municipal de Educação de Paulo Lopes (SC)
  • Valdemar de Assis Lima Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Este artigo tem por objetivo contextualizar a produção de dois documentos oficiais da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina: a Proposta Curricular de Santa Catarina – formação integral na Educação Básica (2014) e o Currículo Base de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense – em relação à implementação da educação para as relações étnico-raciais no estado, questionar o eurocentrismo e apresentar possibilidades de trabalhos pedagógicos outros a partir dos pressupostos teóricos-metodológicos decoloniais.


Palavras-chave: Decolonialidade. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território
Catarinense. Proposta Curricular de Santa Catarina. Educação para as relações étnico-raciais.


Education for ethnic-racial relations in the base curriculum of Santa Catarina territory: decolonial assumptions, knowledge and practices


Abstract: This article aims to contextualize the production of two official documents of the Department of Education of the State of Santa Catarina: the Curriculum Proposal of Santa Catarina – comprehensive training in Basic Education (2014) and the Basic Curriculum for Early Childhood Education and Elementary Education of the Santa Catarina Territory - in relation to the implementation of education for ethnic-racial relations in the state, questioning Eurocentrism and presenting possibilities for other pedagogical works based on decolonial methodologies.


Keywords: Decoloniality. Basic Curriculum of Early Childhood Education and Elementary Education in the Territory of Santa Catarina. Curriculum Proposal for Santa Catarina. Education for ethnic-racial relations.

Publicado
Nov 23, 2021
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SOUZA, Odair; LIMA, Valdemar de Assis. A educação para as relações étnico-raciais no currículo base do território catarinense: pressupostos decoloniais, saberes e práticas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 35-46, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1053>. Acesso em: 27 maio 2022.