O portfólio e o regrupamento no processo de alfabetização: Estilos de aprendizagem em evidências

Autores

  • Leila Chalub Martins

Palavras-chave:

Alfabetização, Estilos de Aprendizagem, Avaliação, Portfólio, Reagrupamento

Resumo

A presente pesquisa, realizada em uma classe de alfabetização da Escola Classe Cariru, Brasília-DF, trouxe evidências significativas de como diferentes estilos de aprendizagem podem ser favorecidos pela reorganização do trabalho em sala de aula. Nessa classe, como em toda a escola, adota-se o portfólio como procedimento de avaliação. Dessa avaliação processual resulta, a cada dois meses, o reagrupamento dos alunos de acordo com o estágio em que se encontram no processo de alfabetização. Verificou-se que o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo. De inicio, houve certa resistência por parte de alguns professores quanto à sua construção, superada tão logo houve maior segurança com o uso do procedimento. Mais ainda, verificou-se que, aliado ao processo de reagrupamento, o portfólio favoreceu o trabalho de alfabetização por produzir evidências acerca dos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o portfólio constitui processo de avaliação comprometida com a aprendizagem dos alfabetizandos, cujos resultados são amplamente favorecidos pelo bom trabalho pedagógico feito a partir do reagrupamento.

Palavras-chave: Alfabetização, Estilos de Aprendizagem, Avaliação, Portfólio, Reagrupamento.

Downloads

Publicado

2015-12-31