Sequência didática de história no Circuito de Ciências: uma possibilidade pedagógica com estudantes do 6º ano

Autores

  • Luís Gustavo Ferrarini Venturelli Secretaruia de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Circuito de Ciências., Desenvolvimento Sustentável., Energia limpa, Recanto das Emas. , Sequência Didática.

Resumo

O artigo relata a experiência vivenciada com estudantes do sexto ano sobre um dos 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o tema do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal em 2023, abordando a Meta 7, que trata da energia acessível e limpa. Para isso, foi feita uma pesquisa em forma de estudo de caso executado no modelo de sequência didática com o objetivo de aproximar a discussão da realidade dos estudantes. Nossa hipótese é que os fatos devem ser apresentados aos alunos por meio de um conteúdo formal adaptado à sua faixa etária. O objetivo geral foi analisar se os estudantes compreendiam as questões propostas pela Agenda 2030, verificar se entendiam as escolhas e o processo histórico de implementação da matriz energética brasileira, discutir essa decisão no contexto do país e avaliar a viabilidade desse modelo para a unidade escolar do Recanto das Emas.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Ferrarini Venturelli, Secretaruia de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação pela UnB. Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília. Professor da SEEDF. Contato: gugavent@gmail.com 

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Publicado

2025-06-01