Sequência didática de história no Circuito de Ciências: uma possibilidade pedagógica com estudantes do 6º ano
Palavras-chave:
Circuito de Ciências., Desenvolvimento Sustentável., Energia limpa, Recanto das Emas. , Sequência Didática.Resumo
O artigo relata a experiência vivenciada com estudantes do sexto ano sobre um dos 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o tema do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal em 2023, abordando a Meta 7, que trata da energia acessível e limpa. Para isso, foi feita uma pesquisa em forma de estudo de caso executado no modelo de sequência didática com o objetivo de aproximar a discussão da realidade dos estudantes. Nossa hipótese é que os fatos devem ser apresentados aos alunos por meio de um conteúdo formal adaptado à sua faixa etária. O objetivo geral foi analisar se os estudantes compreendiam as questões propostas pela Agenda 2030, verificar se entendiam as escolhas e o processo histórico de implementação da matriz energética brasileira, discutir essa decisão no contexto do país e avaliar a viabilidade desse modelo para a unidade escolar do Recanto das Emas.