Trabalho docente em tempos de pandemia: um recorte de Distrito Federal

Autores

  • Érika Soares de Lima Martins SEEDF

Palavras-chave:

Educação, Trabalho docente, Intensificação do trabalho, Pandemia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia de Covid-19 no trabalho dos professores (as) da educação básica da rede pública do Distrito Federal. Para tanto, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu pela escrita de uma carta pessoal por professores relatando suas experiências de trabalho durante os anos de 2020/2021. Após análise de conteúdo temático das cartas foi possível encontrar cinco categorias que evidenciam a sobrecarga de trabalho a qual os professores foram submetidos, gerando a intensificação do trabalho destes profissionais no período de trabalho remoto. Todavia, também foi possível identificar uma categoria que abrange o sentimento de positividade e motivação dos docentes ao enfrentarem os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Pode-se concluir que as situações geradas pela pandemia de Covid-19 contribuíram diretamente para a intensificação do trabalho docente dos professores da rede pública do Distrito Federal.

Biografia do Autor

Érika Soares de Lima Martins, SEEDF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), é especialista em Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), é mestre em Educação, na área de Gestão e Políticas Educacionais, também pela Universidade de Brasília (UnB) e professora de Educação Básica da SEEDF.

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Publicado

2024-05-31