Infância e movimento em tempos de pandemia: um relato de vivências pedagógicas em uma escola do campo de Tocantinópolis – TO

Autores

  • Cristiane Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Bruno Fernandes Antunez Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Rubens Vinicius Letieri Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade Federal do Norte do Tocantins

Palavras-chave:

Infância, Saúde, Cotidiano, Pandemia, Ludicidade

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar as vivências pedagógicas ocorridas de forma remota no projeto de extensão intitulado “Infância, Movimento e Saúde – INMOVES”, em uma escola do campo, de séries iniciais e multisseriada, do Município de Tocantinópolis–TO. O referido projeto teve como principal escopo a promoção de ações por meio do movimento, mediando ainterlocução
entre a educação e a saúde no universo infantil. No que tange à organização do projeto, as atividades foram redefinidas em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo propostas entre os meses de agosto e dezembro de 2020 pela equipe do projeto, por meio de seis blocos de materiais impressos, disponibilizados quinzenalmente a um universo de 54 crianças, entre 4 e 10 anos. Ademais, o presente trabalho consiste em um relato de experiência, de natureza descritiva, abordagem qualitativa, com aporte teórico-metodológico fundamentado na Sociologia da Infância. A análise dos registros empíricos está subdividida em duas etapas: a primeira corresponde à caracterização das vivências remotas do projeto; a segunda trata-se da devolutiva das crianças em relação aos impactos do projeto no cotidiano escolar. Pudemos inferir, a partir da análise dos registros, que as atividades propostas se mostraram efetivas, uma vez que o projeto conseguiu promover vivências corporais de repertório variado no contexto da pandemia, ampliando
diretrizes qualitativas de reflexão sobre a saúde nos espaços infantis.

Palavras-chave: Infância. Saúde. Cotidiano. Pandemia. Ludicidade.



Abstract: The present study aims to report the pedagogical experiences that occurred remotely in the extension project entitled “Childhood, Movement and Health – INMOVES”, in a rural school, with initial and multigrade series, in the municipality of Tocantinópolis – TO. The aforementioned project had as its main scope the promotion of actions through movement, mediating the dialogue between education and health in the children’s universe. With regard to the organization of the project, the activities were redefined as a result of the COVID-19 pandemic, being proposed between the months of August and December 2020 by the project team, through six blocks of printed materials, made available fortnightly to a universe of 54 children, between 4 and 10 years old. Furthermore, this work consists of an experience report, of a descriptive nature, with a qualitative approach, with a theoretical-methodological contribution based on the Sociology of Childhood. The analysis of the empirical records is subdivided into two stages: the first corresponds to the characterization of remote experiences of the project; the second deals with feedback from the children regarding the impacts of the project on everyday school life. We were able to infer from the analysis of the records that the proposed activities were effective, since the project was able to promote bodily experiences with a varied repertoire in the context of the pandemic, expanding qualitative guidelines for reflection on health in children’s spaces.

Keywords: Childhood. Health. Daily. Pandemic. playfulness.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins

Bruno Fernandes Antunez, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas; Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins; Membro do NIMEF - Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física, da Universidade Federal do Norte do Tocantins

Rubens Vinicius Letieri, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Biocinética pela Universidade de Coimbra; Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins; Membro do NIMEF - Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física, da Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília; Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins; Membro do NIMEF - Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física, da Universidade Federal do Norte do Tocantins

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Publicado

2023-03-31