Políticas públicas de educação voltadas às diversidades sexuais – o estado da arte no campo da pesquisa
Palavras-chave:
Políticas públicas, Diversidade sexual, EducaçãoResumo
Políticas públicas garantem - ou deveriam garantir - a resolução de inúmeros problemas sociais. Ao considerarmos o contexto da educação, além dos processos formativos e de diretrizes curriculares, a questão da violência tem se tornado central, em especial aquela relacionada às fobias sexuais, também conhecidas como LGBTfobias. Deste modo, a presente pesquisa busca, por meio de uma revisão sistemática de literatura, identificar o estado da arte da pesquisa relacionada às políticas públicas de educação voltadas à diversidade sexual. De abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, após a análise verificou-se que o campo da investigação científica pouco tem se preocupado com a temática, haja vista um baixo número de publicações relacionadas. No entanto, ao considerarmos os dados analisados, devemos salientar perspectivas que apontam na estruturação de políticas públicas por meio de vieses cisheteronormativos, os quais não consideram a vivência e as experiências de LGBTIAP+ e queer caracterizando um não reconhecimento às diferenças, além de uma escassez no que tange a formações continuadas que permitam um maior contato das pessoas docentes com as orientações públicas, bem como de um aprofundamento pessoal e subjetivo em relação às diferenças sexuais.
Palavras-chave: Políticas públicas. Diversidade sexual. Educação.
Title: Public education policies aimed at sexual diversities – the state of the art in the field of research
Abstract: Public policies guarantee - or should guarantee - the resolution of countless social problems. When considering the context of education, in addition to training processes and curricular guidelines, the issue of violence has become central, especially that related to sexual phobias, also known as LGBTphobia. Thus, the present research seeks, through a systematic literature review, to identify the state of the art of research related to public education policies aimed at sexual diversity. With a qualitative, descriptive and exploratory approach, after the analysis it was found that the field of scientific research has been little concerned with the subject, given the low number of related publications. However, when considering the analyzed data, we must emphasize perspectives that point to the structuring of public policies through cisheteronormative biases, which do not consider the experience and experiences of LGBTIAP+ and queer, characterizing a non-recognition of differences, in addition to a scarcity in the that involve continuing education that allows greater contact between teachers and public guidelines as well as a personal and subjective deepening in relation to sexual differences.
Keywords: Public polices. Sexual diversity. Education.