Representação da profissão docente: O que pensam professores dos anos iniciais do Distrito Federal

Autores

  • Eveline de Oliveira Spagna Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Graciely Garcia Soares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Docência, Representações, Prática educativa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisaras representações acerca do conceito de docência compreendido por professores em uma escola pública dos anos iniciais do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, recorreu-se a aplicação de questionários para coleta de dados e análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para o tratamento. Como resultado, o estudo sinalizou que as categorias que emergiram durante a apreciação dos discursos como formação do aluno, reconhecimento social, preparação para a vida, complexidade da profissão e didatização, apontaram que as representações de docência analisadas se relacionam mais com as experiências vivenciadas do que com os saberes obtidos por meio de formação inicial e continuada.


Palavras-chave: Docência. Representações. Prática educativa.



Abstract: The present task aimsto analyze the representations about the concept of teaching understood by teachers of a public school in the early years of the Distrito Federal. This is a qualitative research, have been apply questionnaires for collections of data and content analysis (BARDIN, 1977) for treatment. As a result the study indicated that the categories was emerged during the appreciation of the speeches like student formation, social reconizament, preparation for the life, profession complexy and didatization, the research appointed out that the teaching representations analyzed are more related to the lived experiences than to the knowledge obtained through initial and continuing educations.

 

Keywords: Teaching. Representations. Educational practice.

Biografia do Autor

Eveline de Oliveira Spagna, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de Educação Básica da SEEDF, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília- UnB, membra do Grupo de Pesquisas: Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade.

Graciely Garcia Soares, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de Educação Básica da SEEDF, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília- UnB, membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino.

Downloads

Publicado

2023-03-31