TDAH nas escolas: contribuição do movimento para o aumento da concentração

Autores

  • Lívia Lázara Coutinho Gandra Estudante no Colégio Bom Jesus São José, Petropólis (RJ)
  • Isabele Silva de Almeida Estudante no Colégio Bom Jesus São José, Petropólis (RJ)
  • Jimena Bruna Ferreira Lemos Professora no Colégio Bom Jesus São José, Petropólis (RJ)

Palavras-chave:

TDAH, Concentração. , Educação., Inclusão., Dificuldades., Movimento.

Resumo

Nesta pesquisa foi abordado o Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDAH), bem como as suas consequências para os indivíduos que o possuem, principalmente no âmbito escolar. A escolha de trabalho sobre esse tema surgiu a partir da observação de alunos que possuíam o TDAH e, com ele, um alto grau de dificuldade de se concentrar nas aulas com formato proposto pelas típicas escolas brasileiras. A metodologia utilizada para se conhecer mais sobre o assunto foram pesquisas feitas em formulários direcionadas a profissionais que trabalham nessa área, bem como a alunos que possuem o TDAH. Além disso, foram indicados meios de aumentar a concentração em ambientes com maior volume de distração para indivíduos com dificuldade de foco,. Como resultado, constatou-se melhora da qualidade de aprendizagem dos estudantes  que testaram os métodos indicados para aumentar a concentração e mostrou-se necessária uma mudança na forma como os próprios indivíduos lidam com a dificuldade de atenção em locais de menor capacidade para a concentração, focando principalmente em movimentos corporais que estimulam a liberação de hormônios estimulantes, como a Serotonina e a Dopamina. Ademais, entendeu-se como importante a adequação das escolas, por meio da preparação de ambientes mais propícios para os indivíduos com TDAH e de uma formação sobre o tema para os pedagogos presentes nas instituições de ensino.  Assim, espera-se mitigar os estigmas relacionados ao Transtorno de Atenção com Hiperatividade, evidenciar opções de técnicas que melhorem o ambiente de ensino para os indivíduos, tanto de forma individualizada, como para o ambiente escolar em si.

Biografia do Autor

Lívia Lázara Coutinho Gandra, Estudante no Colégio Bom Jesus São José, Petropólis (RJ)

Estudante do 3º ano do Ensino Médio pelo Bom Jesus São José, Petrópolis, Rio de Janeiro

Isabele Silva de Almeida, Estudante no Colégio Bom Jesus São José, Petropólis (RJ)

Estudante do 3º ano do Ensino Médio pelo Bom Jesus São José, Petrópolis, Rio de Janeiro

Jimena Bruna Ferreira Lemos, Professora no Colégio Bom Jesus São José, Petropólis (RJ)

Professora de Empreendedorismo e Geografia no Bom Jesus São José, Petropólis, Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2025-11-05