Escola Interativa
criação de jogos como recurso de ensino em classes especiais de alunos com DI e TEA
Palavras-chave:
Alfabetização, Gamificação, Inclusão digitalResumo
Resumo: A tecnologia está inserida no cotidiano das sociedades, podendo ser uma ferramenta de ensino lúdica e eficaz. Assim, surgiu o projeto Escola Interativa com o objetivo de criar um jogo educativo de alfabetização e aprendizagem de matemática para servir como apoio aos estudos de jovens e adolescentes com deficiência intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na classe especial de ensino médio de uma unidade escolar da rede pública do Distrito Federal. A partir da integração entre duas professoras e quatro alunos do ensino regular da mesma unidade escolar foram levantadas as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos especiais na aquisição de habilidades básicas na aprendizagem, bem como os principais mecanismos relacionados às limitações cognitivas. Em seguida, foram exploradas plataformas de criação de jogos online gratuitas e a selecionada para criação do jogo Escola Interativa foi a Roblox. O jogo incluiu três fases e indicou melhora do desempenho na alfabetização e raciocínio lógico e favorecimento da coordenação motora, promovendo a inclusão digital por meio da gamificação de conteúdos com jogos educativos. Além disso, o projeto uniu desenvolvimento tecnológico e ensino oportunizando aos alunos-pesquisadores vivências em programação, pesquisa bibliográfica e de campo, design gráfico e informática. O projeto foi apresentado no 11° Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal no ano de 2022 e obteve o primeiro lugar na etapa regional da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia e, na etapa distrital, obteve premiação bronze na categoria “Incentivo à Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico”.
Abstract: Technology is embedded in the daily lives of societies and can be a playful and effective teaching tool. Thus, the Escola Interativa project emerged with the aim of creating an educational literacy and mathematics learning game to support the studies of young people and adolescents with intellectual disabilities (ID) and Autism Spectrum Disorder (ASD), enrolled in the special class of high school in a public school unit in the Federal District. From the integration between two teachers and four regular education students from the same school unit, the greatest difficulties faced by special students in acquiring basic learning skills were identified, as well as the main issues related to cognitive limitations. Next, free online game creation platforms were explored and the one selected to create the Escola Interativa game was Roblox. The game included three phases and indicated improved performance in literacy and logical reasoning and favoring motor coordination, promoting digital inclusion through the gamification of content with educational games. Furthermore, the project combined technological development and teaching, providing student researchers with experiences in programming, bibliographic and field research, graphic design and IT. The project was presented at the 11th Science Circuit of Public Schools in the Federal District in 2022 and obtained first place in the regional stage of the Regional Education Coordination of Ceilândia and, in the district stage, obtained a bronze award in the “Research Incentive” category. and/or Technological Development”.
Keywords: Literacy. Gamification. Digital inclusion.