Por que faz mais frio na escola? Investigando o microclima do CEF 01 do Núcleo Bandeirante-DF

Autores

  • Carolliny Rodrigues S. Calixto Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Joao Victor de O. Rocha Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria Gisele da Silva Monteiro Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Rafaele de Oliveira Rocha Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Ricardo de Sousa Jaber Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Reneida Aparecida Godinho Mendes Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal https://orcid.org/0000-0002-0833-4596

Palavras-chave:

Temperatura, Microclima escolar, Interferências

Resumo

Ao chegar na escola sempre se é notado, por relato de alunos e professores, a sensação de temperatura mais baixa em relação aos outros locais. A partir dessa observação, surgiu o questionamento da causa desse fenômeno ocorrer a ponto de afirmar a existência de um microclima na escola. Foi feito o acompanhamento diário da temperatura na escola e no Distrito Federal no mesmo horário, às 7h15min, e identificou que a temperatura registrada na escola é em média 1,56°C mais baixa que no DF. Como forma de explicar esse dado analisou-se a localização geográfica da escola em duas situações: presença de prédios que bloqueiam ou desviam o percurso natural da luz e presença de vegetação e cursos de água próximos à escola, o que aumenta a evapotranspiração. Com isso foi possível concluir que há indícios de formação de um microclima na área da escola possivelmente gerado pelas barreiras externas (prédios) e influência da área verde e curso de água nos seus arredores, que deixam a temperatura mais amena.

Why does it get colder at school? Investigating the microclimate of the CEF 01 do Núcleo Bandeirante-DF

Abstract: Upon arriving at the school, students and teachers report that the temperature is lower compared to other places. From this observation, the questioning of the cause of this phenomenon to occur to the point of affirming the existence of a microclimate in the school emerged. Daily temperature monitoring was carried out at the school and in the Distrito Federal at the same time, at 7:15 am, and it was identified that the temperature recorded at the school is on average 1.56°C lower than in DF. As a way of explaining this data, the geographic location of the school was analyzed in two situations: the presence of buildings that block or divert the natural path of light and the presence of vegetation and watercourses close to the school, which increases evapotranspiration. With this, it was possible to conclude that there are signs of formation of a microclimate in the school area possibly generated by external barriers (buildings) and influence of the green area and watercourse in its surroundings, which make the temperature milder.

Keywords: Temperature. School microclimate. Interferences.

Biografia do Autor

Carolliny Rodrigues S. Calixto, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Estudante do CEF 01 do Núcleo Bandeirante (SEEDF)

Joao Victor de O. Rocha, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

In memorian

O jovem autor faleceu em 2023 com 14 anos de idade.

Maria Gisele da Silva Monteiro, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Estudante do CEF 01 do Núcleo Bandeirante (SEEDF)

Rafaele de Oliveira Rocha, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Estudante do CEF 01 do Núcleo Bandeirante (SEEDF)

Ricardo de Sousa Jaber, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Estudante do CEF 01 do Núcleo Bandeirante (SEEDF)

Reneida Aparecida Godinho Mendes, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora orientadora do CEF 01 do Núcleo Bandeirante (SEEDF), possui doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-06-30