Baralho dos átomos

aprendizagem gamificada no estudo de química

Autores

  • Hugo Hallwass Coelho SEEDF/CED GISNO
  • Theo Roland Spur SEEDF/CED GISNO
  • Antônio Caminha Goetz da Silva SEEDF/CED Gisno
  • Breno Lúcio Brandão Corado SEEDF/CED GISNO
  • Emmanuel Rodrigues Fortaleza Vasconcellos SEEDF/CED GISNO
  • Glauciete Sarmento Maciel SEEDF

Palavras-chave:

Química, Metodologia ativa, Gamificação

Resumo

Esse trabalho é baseado em processos pedagógicos de gamificação na educação e foi desenvolvido durante os estudos sobre tabela periódica para a preparação para as olimpíadas de conhecimento em química. A proposta foi de construir um jogo analógico em forma de baralho de cartas com os 118 elementos da tabela periódica conferindo-lhes uma identidade visual baseada em suas propriedades físico-químicas e na formulação de seis perguntas para cada elemento a serem executadas através de lançamento de dados: quanto maior o número obtido maior a complexidade da pergunta. Com a utilização dessa metodologia ativa foi possível a construção de uma aprendizagem mais criativa e profunda de química, além de desenvolver as habilidades artísticas e colaborativas dos alunos com transtorno de espectro autista. 

Abstract

This work is based on pedagogical processes of gamification in education and was developed during studies on the periodic table in preparation for the chemistry knowledge Olympics. The proposal was to build an analog game in the form of a deck of cards with the 118 elements of the periodic table, giving them a visual identity based on their physicochemical properties and the formulation of six questions for each element to be executed by launching a data: the higher the number obtained, the greater the complexity of the question. With the use of this active methodology, it was possible to build a more creative and profound learning of chemistry, in addition to developing the artistic and collaborative skills of students with autism spectrum disorder.

Keywords: Chemistry. Active methodology. Gamification.

Material complementar (link corrigido):
Baixe aqui o material para fazer o Baralho dos Átomos!

Biografia do Autor

Hugo Hallwass Coelho, SEEDF/CED GISNO

Estudante da Sala de AH/SD do CED Gisno da CRE Plano Piloto (SEEDF)

Theo Roland Spur, SEEDF/CED GISNO

Estudante da Sala de AH/SD do CED Gisno da CRE Plano Piloto (SEEDF) 

Antônio Caminha Goetz da Silva, SEEDF/CED Gisno

Estudante da Sala de AH/SD do CED Gisno da CRE Plano Piloto (SEEDF)

Breno Lúcio Brandão Corado, SEEDF/CED GISNO

Estudante da Sala de AH/SD do CED Gisno da CRE Plano Piloto (SEEDF)

Emmanuel Rodrigues Fortaleza Vasconcellos, SEEDF/CED GISNO

Estudante da Sala de AH/SD do CED Gisno da CRE Plano Piloto (SEEDF)

Glauciete Sarmento Maciel, SEEDF

Professora-orientadora da Sala de AH/SD do CED Gisno da CRE Plano Piloto (SEEDF), Doutora em Físico-Química Teórica pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2023-06-30