Baralho dos átomos
aprendizagem gamificada no estudo de química
Palavras-chave:
Química, Metodologia ativa, GamificaçãoResumo
Esse trabalho é baseado em processos pedagógicos de gamificação na educação e foi desenvolvido durante os estudos sobre tabela periódica para a preparação para as olimpíadas de conhecimento em química. A proposta foi de construir um jogo analógico em forma de baralho de cartas com os 118 elementos da tabela periódica conferindo-lhes uma identidade visual baseada em suas propriedades físico-químicas e na formulação de seis perguntas para cada elemento a serem executadas através de lançamento de dados: quanto maior o número obtido maior a complexidade da pergunta. Com a utilização dessa metodologia ativa foi possível a construção de uma aprendizagem mais criativa e profunda de química, além de desenvolver as habilidades artísticas e colaborativas dos alunos com transtorno de espectro autista.
Abstract
This work is based on pedagogical processes of gamification in education and was developed during studies on the periodic table in preparation for the chemistry knowledge Olympics. The proposal was to build an analog game in the form of a deck of cards with the 118 elements of the periodic table, giving them a visual identity based on their physicochemical properties and the formulation of six questions for each element to be executed by launching a data: the higher the number obtained, the greater the complexity of the question. With the use of this active methodology, it was possible to build a more creative and profound learning of chemistry, in addition to developing the artistic and collaborative skills of students with autism spectrum disorder.
Keywords: Chemistry. Active methodology. Gamification.
Material complementar (link corrigido):
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