Protagonismo infantil incentivado por relatos de iniciação científica em uma creche do Distrito Federal

Autores

  • Rossana Martins Da Silva Creche Casa do Caminho

Palavras-chave:

Experimentação, Protagonismo infantil, Cultura científica

Resumo

A ciência apresenta avanços significativos na cura de doenças, adquire conhecimentos sobre as capacidades cognitivas do cérebro humano, sangues feitos em laboratório, transplantes de órgãos vitais à vida e tratamentos contra câncer. Apesar dos avanços da ciência em relação à saúde, o tabagismo e a dependência da nicotina ainda surpreendem. Sendo movidas pela curiosidade e vontade de explorar, crianças de 4 anos foram envolvidas num projeto de combate ao tabagismo e de orientações às sequelas pulmonares após contrair COVID-19. Com essa experiência, pequenos cientistas conseguiram descobrir e pôr em prática no seu convívio familiar o conhecimento frente ao aprendizado. Um dos objetivos deste projeto foi o estímulo e o exercício da investigação, além de desenvolver hábitos saudáveis desde os primórdios da educação infantil, proporcionando conhecimento por meio dos encantos da ludicidade. Concluímos que a iniciação científica é uma oportunidade ímpar de expandir conhecimento, oportunizando o raciocínio lógico, as observações, questionamentos e compreensão de forma lúdica, aplicável na comunidade que vivemos.

Abstract: Science presents significant advances in curing diseases, acquiring knowledge about the cognitive capabilities of the human brain, blood made in the laboratory, transplants of organs vital to life and treatments against cancer. Despite advances in science in relation to health, smoking and nicotine dependence are still surprising. Driven by curiosity and a desire to explore, 4-year-old children were involved in a project to combat smoking and provide guidance on pulmonary sequelae after COVID-19. With this experience, young scientists were able to discover and practice knowledge in relation to learning in their family life. One of the objectives of this project was to stimulate and exercise research, in addition to developing healthy habits from the beginning of early childhood education, providing knowledge through the charms of playfulness. We conclude that scientific initiation is a unique opportunity to expand knowledge, providing logical reasoning, observations, questions and understanding in a playful way, applicable in the community we live in.

Keywords: Experimentation. Child protagonism. Scientific culture.

Biografia do Autor

Rossana Martins Da Silva, Creche Casa do Caminho

Diretora da Creche Casa do Caminho. Pedagoga, psicopedagoga, mestra em Ética e Gestão e doutoranda em Psicologia pela UCES. 

Downloads

Publicado

2023-06-30