Projetos educacionais sustentáveis

sala de aula móvel fotovoltaica e estação de fornecimento de água

Autores

  • Vitor Rios Valdez SEEDF
  • Julia Ribeiro Dias Universidade de Brasília (UnB)
  • Kauanny Gomes Moreira Centro Educacional do Lago - SEEDF
  • Victor Hugo Costa das Neves Centro Educacional do Lago - SEEDF
  • Wesley Henrique Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Victória Geovana Tavares de Albuquerque Centro Educacional do Lago - SEEDF

Palavras-chave:

Educação, Iniciação científica, Tecnologia, Sustentabilidade, Energia fotovoltaica

Resumo

Em escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal, são comuns situações como salas de aulas cheias, com pouca circulação de ar, sem climatização e sem espaço para manter um distanciamento social. As condições climáticas intensas da Região Centro-Oeste e a pandemia de COVID-19 evidenciaram, mais do que nunca, a importância de ambientes educacionais amplos, bem ventilados e com temperaturas amenas para evitar a disseminação de doenças respiratórias e assegurar a qualidade do ensino. A partir destas demandas é proposto um conjunto de recursos tecnológicos sustentáveis de suporte educacional chamados de Sala de Aula Móvel Solar - SAM Sol. Este é um sistema móvel e autônomo de geração de energia solar fotovoltaica que permite a realização de atividades pedagógicas em qualquer ambiente, interno ou externo com uso de aparelhos tecnológicos e fornecimento de água potável refrigerada. Protótipos foram desenvolvidos, testados e validados pela comunidade de uma escola pública de Ensino Médio de Brasília, demonstrando sua eficiência no apoio à realização de atividades diversificadas em ambientes informais de ensino, com fornecimento de eletricidade de forma ecológica e sustentável. Resultados secundários deste projeto de pesquisa, incluíram a fundação de um Clube de Ciências na referida escola, onde sucessivas gerações de estudantes passaram a atuar de forma autônoma e colaborativa com iniciação científica e projetos de engenharia e sustentabilidade.

Abstract
In public high schools in the Federal District, situations such as crowded classrooms, with little air circulation, no air conditioning and no space to maintain social distancing are common. The intense weather conditions in the Midwest Region and the COVID 19 pandemic have shown, more than ever, the importance of large, well-ventilated educational environments with mild temperatures to prevent the spread of respiratory diseases and ensure effective learning. Based on these demands, a set of sustainable technological resources for educational support called the Solar Mobile Classroom - SAM Sol - is proposed. This is a mobile and autonomous photovoltaic solar energy generation system that allows pedagogical activities to be carried out in any environment, indoors or outdoors, with the use of technological devices and the supply of refrigerated drinking water. Prototypes were developed, tested and validated by the community of a public high school in Brasilia, demonstrating their efficiency in supporting the performance of diversified activities in informal teaching environments, with the supply of electricity in an ecological and sustainable way. Secondary results of this research project included the founding of a Science Club at that school, where successive generations of students began to act autonomously and collaboratively with scientific initiation and engineering and sustainability projects.

Keywords: Education. Scientific research. Technology. Sustainability. Photovoltaics.

Biografia do Autor

Vitor Rios Valdez, SEEDF

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. Professor de biologia e supervisor pedagógico do Centro Educacional do Lago, escola de Ensino Médio em Tempo Integral Intercultural Bilíngue, de língua inglesa. Contato: v2riosv@gmail.com

Julia Ribeiro Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Ex-estudante do Centro Educacional do Lago (CEL) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ex-integrante do Clube de Ciências do CEL, com projetos de engenharia e sustentabilidade premiados em feiras de ciências nacionais desde 2019. Atualmente é estudante da Universidade de Brasília (UnB) no curso de Engenharia Química. Contato: juliariberdias@gmail.com

Kauanny Gomes Moreira, Centro Educacional do Lago - SEEDF

Estudante do Centro Educacional do Lago (CEL) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).  Integrante do Clube de Ciências do CEL, com projetos de engenharia e sustentabilidade premiados em feiras de ciências nacionais desde 2019. Contato: kaussgoomes38@gmail.com 

Victor Hugo Costa das Neves, Centro Educacional do Lago - SEEDF

Estudante do Centro Educacional do Lago (CEL) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).  Integrante do Clube de Ciências do CEL, com projetos de engenharia e sustentabilidade premiados em feiras de ciências nacionais desde 2019. Contato: victorhugocosta855@gmail.com 

Wesley Henrique Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Ex-estudante do Centro Educacional do Lago (CEL) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ex-integrante do Clube de Ciências do CEL, com projetos de engenharia e sustentabilidade premiados em feiras de ciências nacionais desde 2019. Atualmente é estudante de Computação Licenciatura da Universidade de Brasília (UnB). Formado em inglês no Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília. Contato: wes04hf@gmail.com

Victória Geovana Tavares de Albuquerque, Centro Educacional do Lago - SEEDF

Estudante do Centro Educacional do Lago (CEL) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).  Integrante do Clube de Ciências do CEL, com projetos de engenharia e sustentabilidade premiados em feiras de ciências nacionais desde 2019. Contato: victoriatavaresalbuquerque@gmail.com

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Publicado

2023-06-30