O que as plantas precisam para crescer?

Autores

  • Izabelly Saraiva Sant'Ana Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Alice Flor de Souza Pereira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Luana Letícia Martins Silveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Samuel Ramos da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Eliana Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Maria Nunes Queiroz Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Educação Ambiental, anos iniciais, experimentos, girassol, luz e solos.

Resumo

A Investigação Científica é uma maneira eficiente de promover a aprendizagem de conteúdos de Ciências. A Botânica faz parte dos conteúdos do Ensino Fundamental 1 onde o ensino das Ciências torna-se importante para a compreensão do mundo, da natureza e seus fenômenos. Este estudo se desenvolveu com a intenção de responder a questionamentos dos estudantes sobre os requisitos para o desenvolvimento das plantas por meio da investigação científica e avaliar a repercussão desse método no aprendizado de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Para responder na prática ao questionamento dos alunos sobre o que as plantas precisam para crescer, fizemos experimentos sobre a influência da luz e dos tipos de solo no desenvolvimento do Girassol. Foi testada a presença e ausência de luz e os solos humoso, argiloso e arenoso. Os estudantes descobriram que mudas crescidas no escuro cresciam tortas, com folhas amareladas e alongavam-se bastante rumo à claridade. Enquanto as crescidas no sol apresentavam folhas verdes, hastes retas e eram menos alongadas. Sobre os tipos de solo, notou-se que as plantas nasceram em todos, mas aquelas em solo arenoso morreram rapidamente. Após mais de um mês de observação diária
tivemos sobrevivência similar nas mudas crescidas nos solos humoso e argiloso e que uma planta crescida em solo humoso ficou maior que outra em solo argiloso. Os alunos conseguiram compreender a importância de tais elementos para o Girassol com clareza e acompanhar o desenvolvimento deste vegetal. Essa metodologia de ensino se mostrou eficaz no processo ensino aprendizagem e levou os estudantes a refletirem sobre nossa relação com as plantas. Conclui-se que os girassóis e nossos alunos precisam ser nutridos sob a luz do sol e do protagonismo, respectivamente.

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Publicado

2022-06-30