A pesquisa como alicerce na formação técnica em saúde

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Carneiro ETESB/FEPECS
  • Benhur Machado Cardoso
  • Maria Aureni de Lavor Miranda
  • Ana Socorro Moura
  • Geisa Sant’Ana
  • Ludmila Caetano de Moura

Palavras-chave:

Saúde bucal. Aprendizagem ativa. Educação profissionalizante. Aprendizagem contextualizada. Atividades de pesquisa. Vídeo e Filme Educacional.

Resumo

A pesquisa tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo da trajetória escolar ela se faz necessária visto que privilegia a produção da autonomia do estudante e oferece espaço para a produção do conhecimento. Este estudo tem por objetivo discorrer acerca do emprego da pesquisa como eixo condutor do processo de ensino e aprendizagem sobre o câncer de boca, descrevendo as estratégias didáticas utilizadas no curso de formação de Técnico em Saúde Bucal. Trata-se de relato de experiência de professores da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), na aplicação de duas estratégias pedagógicas ativas: grupo de estudo para iniciação à pesquisa científica e produção de vídeos educativos. A pesquisa e a construção do conhecimento contribuem para um espaço escolar mais dinâmico. A necessidade de práticas pedagógicas que qualifiquem o processo educativo traz reflexões e inquietações sobre o que é possível oferecer ao estudante, além de aulas prontas e conteúdos fechados sobre temas que abarcam a dinamicidade da saúde e a complexidade da vida. Formar estudantes capazes de buscar conhecimentos e de saber aplicá-los é investir numa proposta que favorece a autonomia e que traz tranquilidade de “dever cumprido‟, até que outro desafio apareça.

Palavras-chave: Saúde bucal. Aprendizagem ativa. Educação profissionalizante. Aprendizagem contextualizada. Atividades de pesquisa. Vídeo e Filme Educacional.

Research as a foundation for technical training in health

Abstract: Research plays a fundamental role in the teaching and learning process. Throughout the school trajectory, it is necessary as it privileges the production of student autonomy and offers space for the production of knowledge. This study aims to discuss the use of research as a driving force in the teaching and learning process about oral cancer, describing the didactic strategies used in the Oral Health Technician training course. This is an experience report of teachers from the Technical School of Health of Brasília (ETESB), in the application of two active pedagogical strategies: study group for initiation to scientific research and production of educational videos. Research and knowledge construction contribute to a more dynamic school space. The need for pedagogical practices that qualify the educational process brings reflections and concerns about what it is possible to offer the student, in addition to ready-made classes and closed content on topics that encompass the dynamics of health and the complexity of life. To train students capable of seeking knowledge and knowing how to apply it is to invest in a proposal that favors autonomy and brings tranquility of “duty accomplished‟, until another challenge appears.

Keywords: Oral health. Active learning. Vocational education. Contextualized learning. Research activities. Educational Video and Film.

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Publicado

2020-12-04