A pesquisa como alicerce na formação técnica em saúde

  • Ana Maria de Oliveira Carneiro ETESB/FEPECS
  • Benhur Machado Cardoso
  • Maria Aureni de Lavor Miranda
  • Ana Socorro Moura
  • Geisa Sant’Ana
  • Ludmila Caetano de Moura

Resumo

A pesquisa tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo da trajetória escolar ela se faz necessária visto que privilegia a produção da autonomia do estudante e oferece espaço para a produção do conhecimento. Este estudo tem por objetivo discorrer acerca do emprego da pesquisa como eixo condutor do processo de ensino e aprendizagem sobre o câncer de boca, descrevendo as estratégias didáticas utilizadas no curso de formação de Técnico em Saúde Bucal. Trata-se de relato de experiência de professores da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), na aplicação de duas estratégias pedagógicas ativas: grupo de estudo para iniciação à pesquisa científica e produção de vídeos educativos. A pesquisa e a construção do conhecimento contribuem para um espaço escolar mais dinâmico. A necessidade de práticas pedagógicas que qualifiquem o processo educativo traz reflexões e inquietações sobre o que é possível oferecer ao estudante, além de aulas prontas e conteúdos fechados sobre temas que abarcam a dinamicidade da saúde e a complexidade da vida. Formar estudantes capazes de buscar conhecimentos e de saber aplicá-los é investir numa proposta que favorece a autonomia e que traz tranquilidade de “dever cumprido”, até que outro desafio apareça.


Palavras-chave: Saúde bucal. Aprendizagem ativa. Educação profissionalizante. Aprendizagem contextualizada. Atividades de pesquisa. Vídeo e Filme Educacional.

Publicado
Dez 4, 2020
##submission.howToCite##
CARNEIRO, Ana Maria de Oliveira et al. A pesquisa como alicerce na formação técnica em saúde. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 236-241, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/986>. Acesso em: 24 jan. 2021.