O jogo dramático no cuidado em saúde mental em vivência com estudantes de nível técnico
Palavras-chave:
Saúde mental, Psicodrama, Técnico de enfermagem, Educação técnica em enfermagem, Aprendizagem ativaResumo
O trabalho da enfermagem envolve dedicação no cuidado com o outro e implica, muitas vezes, sobrecarga de trabalho intenso, com longas jornadas em ambientes insalubres, além da convivência cotidiana com a dor, a doença e a perda de pacientes. Tais fatores estressores podem prejudicar a qualidade de vida do profissional, assim como sua saúde mental. A técnica psicodramática, ao estimular a criatividade, a espontaneidade, o autoconhecimento pode conduzir à reflexão sobre a atuação profissional. Objetivo: relatar a experiência da utilização do jogo dramático em vivência com estudantes do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Brasília. Participaram 27 estudantes. Conduzido por psicodramatista socioeducacional, em três etapas clássicas - aquecer, dramatizar e processar/compartilhar. Na fase de compartilhamento, eles expressaram sofrimento e angústia diante de dificuldades identificadas nas práticas do estágio curricular, tais como: falta de tempo para desenvolver procedimentos adequadamente; sobrecarga de atividades; contato direto com a dor do outro e percepção de condições ocupacionais precárias. Ao compartilhar o próprio sofrimento e acessar o do outro, a experiência oportunizou refletir sobre a vulnerabilidade humana e ampliar o autoconhecimento. O jogo dramático, ao proporcionar aos estudantes a possibilidade de ressignificar sua prática profissional, pode ser um instrumento pedagógico de grande valor.
Palavras-chave: Saúde mental. Psicodrama. Técnico de enfermagem. Educação técnica em enfermagem. Aprendizagem ativa.
The dramatic game in mental health care in experience with technical level students
Abstract: Nursing work involves dedication in caring for the other and often implies an intense workload, with long journeys in unhealthy environments, in addition to daily living with pain, illness and the loss of patients. Such stressors can affect the quality of life of professionals, as well as their mental health. The psychodramatic technique, by stimulating creativity, spontaneity, self-knowledge can lead to reflection on professional performance. Objective: to report the experience of using the dramatic game in experience with students from the technical nursing course at the Technical School of Health in Brasília. 27 students participated. Conducted by a socio-educational psychodramatist, in three classic steps - warm up, dramatize and process/share. In the sharing phase, they expressed suffering and anguish in the face of difficulties identified in the curricular internship practices, such as: lack of time to develop procedures properly; activity overload; direct contact with the pain of the other and perception of precarious occupational conditions. By sharing their own suffering and accessing the other's, the experience provided an opportunity to reflect on human vulnerability and expand self-knowledge. The dramatic game, by providing students with the possibility of giving new meaning to their professional practice, can be a pedagogical instrument of great value.
Keywords: Mental health. Psychodrama. Nursing technician. Technical education in nursing. Active learning.