Educação em saúde por meio de projeto de intervenção

Resumo

A educação em saúde está ligada às ações de saúde pública e pode ser definida como conjunto de atividades que envolve propósito pedagógico, concatenado ao processo de ensino-aprendizagem. Uma das ferramentas para se trabalhar a educação em saúde é o Projeto de Intervenção, vez que o seu encadeamento de construção e execução visa planejar ação presente com vistas à transformação da realidade. Este relato, visa discorrer sobre a experiência dos docentes na utilização da ferramenta educacional Projeto de Intervenção na Educação em Saúde, na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). Trata-se portanto de um relato vinculado ao processo de formação técnica e que ocorreu em três momentos: concepção/preparação; cenário de prática; e reflexão da prática nos grupos. A experiência possibilitou o fortalecimento da segurança, autonomia, mobilização dos discentes no tocante à educação em saúde. O uso de estratégias em que o discente se torna protagonista na aquisição de seu conhecimento reforça sua participação no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo uma formação ativa, evidenciando que a produção do conhecimento a partir da experiência de educação em saúde por meio do projeto de intervenção favoreceu a socialização e a condução para o exercício da autonomia no processo de formação técnica.


Palavras-chave: Educação em saúde. Educação Técnica em Enfermagem. Técnicos de enfermagem. Aprendizagem. Aprendizagem ativa.

Publicado
Dez 4, 2020
##submission.howToCite##
MARQUES, Maria Laudelina Assis et al. Educação em saúde por meio de projeto de intervenção. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 215-221, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/983>. Acesso em: 02 mar. 2021.