Educação em saúde por meio de projeto de intervenção
Palavras-chave:
Educação em saúde., Educação Técnica em Enfermagem, Técnicos de enfermagem, Aprendizagem, Aprendizagem ativaResumo
A educação em saúde está ligada às ações de saúde pública e pode ser definida como conjunto de atividades que envolve propósito pedagógico, concatenado ao processo de ensino-aprendizagem. Uma das ferramentas para se trabalhar a educação em saúde é o Projeto de Intervenção, vez que o seu encadeamento de construção e execução visa planejar ação presente com vistas à transformação da realidade. Este relato, visa discorrer sobre a experiência dos docentes na utilização da ferramenta educacional Projeto de Intervenção na Educação em Saúde, na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). Trata-se portanto de um relato vinculado ao processo de formação técnica e que ocorreu em três momentos: concepção/preparação; cenário de prática; e reflexão da prática nos grupos. A experiência possibilitou o fortalecimento da segurança, autonomia, mobilização dos discentes no tocante à educação em saúde. O uso de estratégias em que o discente se torna protagonista na aquisição de seu conhecimento reforça sua participação no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo uma formação ativa, evidenciando que a produção do conhecimento a partir da experiência de educação em saúde por meio do projeto de intervenção favoreceu a socialização e a condução para o exercício da autonomia no processo de formação técnica.
Palavras-chave: Educação em saúde. Educação Técnica em Enfermagem. Técnicos de enfermagem. Aprendizagem. Aprendizagem ativa.
Health education through an intervention project
Abstract: Health education is linked to public health actions and can be defined as a set of activities that involve a pedagogical purpose, linked to the teaching-learning process. One of the tools for working with health education is the Intervention Project, since its construction and execution chain aims to plan present action with a view to transforming reality. This report aims to discuss the experience of teachers in the use of the educational tool Intervention Project in Health Education, at the Technical Health School of Brasília (ETESB). It is therefore a report linked to the process of technical training and which occurred in three stages: conception/preparation; practice scenario; and reflection of the practice in the groups. The experience enabled the strengthening of security, autonomy, and mobilization of students regarding health education. The use of strategies in which the student becomes the protagonist in the acquisition of their knowledge reinforces their participation in the teaching-learning process, favoring an active training, showing that the production of knowledge from the experience of health education through the project of intervention favored socialization and guidance for the exercise of autonomy in the technical training process.
Keywords: Health education. Technical Education in Nursing. Nursing technicians. Learning. Active learning.