Educação em saúde por meio de projeto de intervenção

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde., Educação Técnica em Enfermagem, Técnicos de enfermagem, Aprendizagem, Aprendizagem ativa

Resumo

A educação em saúde está ligada às ações de saúde pública e pode ser definida como conjunto de atividades que envolve propósito pedagógico, concatenado ao processo de ensino-aprendizagem. Uma das ferramentas para se trabalhar a educação em saúde é o Projeto de Intervenção, vez que o seu encadeamento de construção e execução visa planejar ação presente com vistas à transformação da realidade. Este relato, visa discorrer sobre a experiência dos docentes na utilização da ferramenta educacional Projeto de Intervenção na Educação em Saúde, na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). Trata-se portanto de um relato vinculado ao processo de formação técnica e que ocorreu em três momentos: concepção/preparação; cenário de prática; e reflexão da prática nos grupos. A experiência possibilitou o fortalecimento da segurança, autonomia, mobilização dos discentes no tocante à educação em saúde. O uso de estratégias em que o discente se torna protagonista na aquisição de seu conhecimento reforça sua participação no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo uma formação ativa, evidenciando que a produção do conhecimento a partir da experiência de educação em saúde por meio do projeto de intervenção favoreceu a socialização e a condução para o exercício da autonomia no processo de formação técnica.

Palavras-chave: Educação em saúde. Educação Técnica em Enfermagem. Técnicos de enfermagem. Aprendizagem. Aprendizagem ativa.

Health education through an intervention project

Abstract: Health education is linked to public health actions and can be defined as a set of activities that involve a pedagogical purpose, linked to the teaching-learning process. One of the tools for working with health education is the Intervention Project, since its construction and execution chain aims to plan present action with a view to transforming reality. This report aims to discuss the experience of teachers in the use of the educational tool Intervention Project in Health Education, at the Technical Health School of Brasília (ETESB). It is therefore a report linked to the process of technical training and which occurred in three stages: conception/preparation; practice scenario; and reflection of the practice in the groups. The experience enabled the strengthening of security, autonomy, and mobilization of students regarding health education. The use of strategies in which the student becomes the protagonist in the acquisition of their knowledge reinforces their participation in the teaching-learning process, favoring an active training, showing that the production of knowledge from the experience of health education through the project of intervention favored socialization and guidance for the exercise of autonomy in the technical training process.

Keywords: Health education. Technical Education in Nursing. Nursing technicians. Learning. Active learning.

Biografia do Autor

Maria Laudelina Assis Marques, ETESB/FEPECS

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1989). Especialização em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem pela Fundação Osvaldo Cruz (2005).

Vinculação corporativa: enfermeiro - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e                                       enfermeiro docente da Escola Técnica de Saúde de Brasília e docente na Escola Superior em Ciências da Saúde

ORCID: https://orcid.org/0000.0002-0801-5122

Ana Socorro Moura, ETESB/FEPECS

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1985), graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1985). Formação em Educação Profissional na área da Saúde pela Universidade de Brasília (2003) e em Psicodrama Sócio-educacional pela FEBRAP (2004). Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade de Brasília (2010), especialização em Linhas de cuidados em enfermagem: Atenção psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018).

Patricia Archanjo Lopes, ETESB/FEPECS

docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). Mestranda pela Universidade de Brasília (2019 - 2021). Possui bacharelado e licenciatura em enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2005), especialização em Acupuntura e em Ginecologia e Obstetrícia. Faz parte do quadro de enfermeiros da SVS/DIVEP/GECAMP/CIEVS pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Maria Aureni de Lavor Miranda, ETESB/FEPECS

servidora da SES-DF 40 h. Enfermeira com licenciatura e mestrado em Assistência à Saúde pela UFRN, Especialista em Educação Profissional na área de Saúde pela Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca e Linhas do Cuidar -UFSC. Atua em IES e Técnico de Enfermagem  desde 2004.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0705-3397

 

Downloads

Publicado

2020-12-04