Domínio afetivo: requisito para o desenvolvimento de competências para o trabalho
Palavras-chave:
saber ser, equipe, domínio afetivoResumo
Este texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso técnico de saúde bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília –ETESB. O domínio afetivo se refere às atitudes, às emoções e ao interesse que resultam do processo de aprendizagem. O domínio de competências socioemocionais tem papel relevante no desenvolvimento de competências para o trabalho. Com o intuito de investigar as influências das variáveis afetivas em estudantes do curso, foi aplicado questionário com objetivo de captar a autopercepção, bem como a percepção de cada estudante por seus pares após a realização de um projeto de formação de multiplicadores em saúde bucal realizado em grupo. Percebeu-se que, embora os estudantes tenham considerado a convivência em equipe como uma oportunidade para aprender e desenvolver o saber ser e saber agir, alguns ainda assumiram posturas isoladas, apartados dos demais colegas de grupo. A identificação precoce das falhas no desenvolvimento do domínio afetivo, por parte da escola, é de suma importância para corrigir as possíveis dificuldades de interação do técnico em saúde bucal que será, muitas vezes, inserido em uma equipe multidisciplinar.
Palavras-chave: Domínio afetivo. Desenvolvimento de competências. Trabalho em equipe. Saber ser.
Affective domain: requirement for the development of work skills
Abstract: This text aims to present reflections on the pedagogical practice developed in the technical course on oral health at the Technical Health School of Brasília – ETESB. The affective domain refers to the attitudes, emotions and interest that result from the learning process. The domain of socio-emotional skills plays an important role in the development of skills for work. In order to investigate the influences of affective variables on course students, a questionnaire was applied to capture self-perception, as well as the perception of each student by their peers after carrying out a project to train multipliers in oral health carried out in group. It was noticed that, although the students considered teamwork as an opportunity to learn and develop knowing how to be and how to act, some still took isolated positions, apart from other group colleagues. The early identification of failures in the development of the affective domain, by the school, is of paramount importance to correct the possible interaction difficulties of the oral health technician, who will often be included in a multidisciplinary team.
Keywords: Affective domain. Skills development. Team work. Know how to be.