ETESB e SUS: uma relação integrada para a Saúde no DF
Palavras-chave:
Ensino Técnico, Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde.Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS), implementado no Brasil a partir de 1988, exigiu um esforço na formação de recursos humanos para a área da Saúde. Propondo universalidade e integralidade no atendimento, o SUS preconiza o despertar de uma postura crítica e participativa, envolvendo a participação da e na comunidade. Para o atendimento da mão-de-obra técnica foram criadas as escolas técnicas em saúde em várias localidades nas diferentes regiões brasileiras. A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), no Distrito Federal, desde os anos de 1960, tem registro de cursos na área de Saúde para atender a comunidade e as demandas da Secretaria de Saúde do DF. O objetivo deste trabalho é verificar se a ETESB é uma escola do SUS, tendo em sua estrutura educacional os conceitos, princípios e orientações preconizados pelo SUS. Uma avaliação dos documentos, aqueles ligados aos processos educacionais e de ensino, como Projeto Pedagógico e Planos de Cursos, somada as características da Escola, como o Corpo Docente e cenários de prática, é indicada para a pesquisa. Ao final, em um confronto dos dados e informações da ETESB em relação ao Sistema de Saúde vivenciado no Brasil para toda a população, podemos verificar se a Escola atende ao SUS em suas referências, podendo, portanto, ser chamada de Escola do SUS.
Palavras-chave: Ensino Técnico. Educação em Saúde. Sistema Único de Saúde.
ETESB and SUS: an integrated relationship for Health in the DF
Abstract: The Unified Health System (SUS), implemented in Brazil since 1988, required an effort in the training of human resources for the health area. Proposing universality and comprehensive care, the SUS advocates the awakening of a critical and participatory posture, involving the participation of and in the community. To assist the technical workforce, technical schools in health were created in various locations in different Brazilian regions. The Technical School of Health of Brasília (ETESB), in the Federal District, since the 1960s, has registered courses in the area of Health to meet the needs of the community and the demands of the Department of Health in the DF. The objective of this work is to verify if ETESB is a SUS school, having in its educational structure the concepts, principles and guidelines recommended by the SUS. An evaluation of documents, those linked to educational and teaching processes, such as the Pedagogical Project and Course Plans, added to the School's characteristics, such as the Faculty and practice scenarios, is indicated for the research. At the end, in a comparison of data and information from ETESB in relation to the Health System experienced in Brazil for the entire population, we can verify whether the School serves the SUS in its references, and can therefore be called the SUS School.
Keywords: Technical Education. Health Education. Unified Health System.