Estratégia educacional com recurso audiovisual: abordagem na violência intrafamiliar
Palavras-chave:
Violência na família, Tecnologia educacional, Vídeos educativos, Ensino, Aprendizagem ativaResumo
A violência intrafamiliar é uma temática complexa e relevante problema de saúde pública que requer atenção por parte dos profissionais de saúde. Este estudo busca relatar a experiência de professores que utilizaram o vídeo como tecnologia educacional na abordagem do tema violência intrafamiliar, e, assim, proporcionar espaço de debate e saberes, numa perspectiva ampla e inter-relacionada, contribuindo na educação profissionalizante. O relato descreve as atividades organizadas em quatro etapas realizadas com 32 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal no Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde da Família, da Escola Técnica de Saúde de Brasília. O relato conclui que a aplicação dos vídeos educativos mostrou-se adequada, acessível, propondo atividade dinâmica, lúdica e visual como recurso didático apropriado com foco na violência intrafamiliar. Buscou-se abordar o tema que transcende o cotidiano social e pedagógico, de forma a promover a interação conceitual. Sendo assim, as atividades desenvolvidas promoveram subsídios para prevenção e identificação da problemática da violência nos distintos cenários da vida.
Palavras-chave: Violência na família. Tecnologia educacional. Vídeos educativos. Ensino. Aprendizagem ativa.
Educational strategy with audiovisual resource: approach to intrafamily violence
Abstract: Intra-family violence is a complex and relevant public health problem that requires attention from health professionals. This study seeks to report the experience of teachers who used video as an educational technology to address the issue of intrafamily violence, and thus provide a space for debate and knowledge, in a broad and interrelated perspective, contributing to vocational education. The report describes the activities organized in four stages carried out with 32 professionals from the Health Department of the Federal District in the Technical Professional Specialization Course of Medium Level in Family Health, at the Technical Health School of Brasília. The report concludes that the application of educational videos proved to be adequate, accessible, proposing dynamic, playful and visual activity as an appropriate teaching resource focusing on intrafamily violence. We sought to address the theme that transcends the social and pedagogical routine, in order to promote conceptual interaction. Thus, the activities developed provided support for the prevention and identification of the problem of violence in different scenarios of life.
Keywords: Violence in the family. Educational technology. Educational videos. Teaching. Active learning.