Estratégia educacional com recurso audiovisual: abordagem na violência intrafamiliar

Autores

Palavras-chave:

Violência na família, Tecnologia educacional, Vídeos educativos, Ensino, Aprendizagem ativa

Resumo

A violência intrafamiliar é uma temática complexa e relevante problema de saúde pública que requer atenção por parte dos profissionais de saúde. Este estudo busca relatar a experiência de professores que utilizaram o vídeo como tecnologia educacional na abordagem do tema violência intrafamiliar, e, assim, proporcionar espaço de debate e saberes, numa perspectiva ampla e inter-relacionada, contribuindo na educação profissionalizante. O relato descreve as atividades organizadas em quatro etapas realizadas com 32 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal no Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde da Família, da Escola Técnica de Saúde de Brasília. O relato conclui que a aplicação dos vídeos educativos mostrou-se adequada, acessível, propondo atividade dinâmica, lúdica e visual como recurso didático apropriado com foco na violência intrafamiliar. Buscou-se abordar o tema que transcende o cotidiano social e pedagógico, de forma a promover a interação conceitual. Sendo assim, as atividades desenvolvidas promoveram subsídios para prevenção e identificação da problemática da violência nos distintos cenários da vida.

Palavras-chave: Violência na família. Tecnologia educacional. Vídeos educativos. Ensino. Aprendizagem ativa.

Educational strategy with audiovisual resource: approach to intrafamily violence

Abstract: Intra-family violence is a complex and relevant public health problem that requires attention from health professionals. This study seeks to report the experience of teachers who used video as an educational technology to address the issue of intrafamily violence, and thus provide a space for debate and knowledge, in a broad and interrelated perspective, contributing to vocational education. The report describes the activities organized in four stages carried out with 32 professionals from the Health Department of the Federal District in the Technical Professional Specialization Course of Medium Level in Family Health, at the Technical Health School of Brasília. The report concludes that the application of educational videos proved to be adequate, accessible, proposing dynamic, playful and visual activity as an appropriate teaching resource focusing on intrafamily violence. We sought to address the theme that transcends the social and pedagogical routine, in order to promote conceptual interaction. Thus, the activities developed provided support for the prevention and identification of the problem of violence in different scenarios of life.

Keywords: Violence in the family. Educational technology. Educational videos. Teaching. Active learning.

Biografia do Autor

Ludmila Caetano Moura, Escola Técnica de Saúde de Brasília

Possui graduação em Psicologia pelo UNICEUB (2013). Especialização em dependência química pela Unyleya (2020).

Ana Socorro Moura, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS/SES-DF

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1985), graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1985). Formação em Educação Profissional na área da Saúde pela Universidade de Brasília (2003) e em Psicodrama Sócio-educacional pela FEBRAP (2004). Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade de Brasília (2010), especialização em Linhas de cuidados em enfermagem: Atenção psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018).

Ana Maria Oliveira Carneiro, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS/SES-DF

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1989), graduação em Direito - UDF Centro Universitário (2009) e mestrado em Saúde Coletiva em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialização em radiologia odontológica pela Universidade de São Paulo (1995) e especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (1998).

Frederico Caetano Moura, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS/SES-DF

Médico formado pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2019) ,ex membro da diretoria do Centro Acadêmico de medicina do UniCEUB. Atuou  na Estratégia Saúde da Família (ESF) como médico de Família e Comunidade no Programa Mais Médicos pelo Brasil, em Posse-GO de Junho/2019 a Fevereiro/2020. Atualmente é residente de Cirurgia Geral na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS/ SES-DF), desde Março de 2020.

Geisa Sant’Ana, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS/SES-DF

Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Possui graduação em Enfermagem Obstetrica pela Universidade de Brasília (1989) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Enfermeira - Secretaria de Saúde do DF; Docente da ESCS/FEPECS (Escola superior de ciências da saúde) e relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de pesquisa em Ciências para a Saúde (CEP/FEPECS). Em andamento, Doutorado na UNB, programa Pós graduação em Ciências da Saúde (2016-2019). Tem experiência na área de Enfermagem: Centro cirúrgico, UTI adulto, Saúde Pública, toxicologia (intoxicação exógenas, acidentes tóxicos, medicamentos, toxicovigilancia, saúde do trabalhador), Saúde da criança - Amamentação. Atualmente é docente em uma Faculdade(ESCS/DF) que trabalha com Metodologias Ativas e portanto é uma estudiosa desta área, com conhecimento e experiência em Problematização e Arco de Maguerez, ABP, TBL e Sala de Aula Invertida. Atua também como assessora pedagógica no Mestrado Acadêmico da ESCS que utiliza-se da Metodologia Ativa. (e-mail: geisa.santana0@gmail.com). ?Participo da Comissão Organizadora e Técnico-Científica do evento intitulado ?Simpósio de Metodologias Ativas na Educação?

Manuela Costa Melo, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde FEPECS/SES-DF

Enfermeira. Doutorado pelo Programa Pós Graduação em Enfermagem - Universidade de Brasília (2013-2017). Mestrado pelo Programa Pós Graduação em Ciências da Saúde - Universidade de Brasília (2010-2012). Graduação em Enfermagem - Universidade Estadual de Santa Cruz (1995). Especializações Promoção e educação em Saúde (2004 ), Saúde Perinatal (2001 ) e Saúde Pública (1998). Docente na Escola Superior de Ciências da Saúde e Enfermeira assistencial na Secretaria Estadual de Saúde. Ex-Diretora Centro de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem e Centro de Pesquisa em Enfermagem - na Associação Brasileira de Enfermagem. Membro da Câmara Técnica do Conselho Regonal de Enfermagem do Distrito Federal. Líder do Grupo de Pesquisa na Saúde da Criança e do Adolescente ? GPESCA (2018) e Membro do Grupo de Pesquisa em Metodologias Ativas ? GPMA (2017). Autora de artigos, livros, capítulos de livros, além de trabalhos técnicos na área da saúde do cuidado de enfermagem, criança e mulher, metodologias ativas.

Downloads

Publicado

2020-12-04