Estratégia educacional com recurso audiovisual: abordagem na violência intrafamiliar

Resumo

A violência intrafamiliar é uma temática complexa e relevante problema de saúde pública que requer atenção por parte dos profissionais de saúde. Este estudo busca relatar a experiência de professores que utilizaram o vídeo como tecnologia educacional na abordagem do tema violência intrafamiliar, e, assim, proporcionar espaço de debate e saberes, numa perspectiva ampla e inter-relacionada, contribuindo na educação profissionalizante. O relato descreve as atividades organizadas em quatro etapas realizadas com 32 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal no Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde da Família, da Escola Técnica de Saúde de Brasília. O relato conclui que a aplicação dos vídeos educativos mostrou-se adequada, acessível, propondo atividade dinâmica, lúdica e visual como recurso didático apropriado com foco na violência intrafamiliar. Buscou-se abordar o tema que transcende o cotidiano social e pedagógico, de forma a promover a interação conceitual. Sendo assim, as atividades desenvolvidas promoveram subsídios para prevenção e identificação da problemática da violência nos distintos cenários da vida.


Palavras-chave: Violência na família. Tecnologia educacional. Vídeos educativos. Ensino. Aprendizagem ativa.

Publicado
Dez 4, 2020
##submission.howToCite##
MOURA, Ludmila Caetano et al. Estratégia educacional com recurso audiovisual: abordagem na violência intrafamiliar. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 190-195, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/965>. Acesso em: 24 jan. 2021.