Utilizando a Aprendizagem Baseada em Equipe como metodologia de ensino
Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em equipes, Aprendizagem ativa, Estratégia Saúde da Família, Educação profissionalizanteResumo
Este trabalho, de caráter exploratório, visa apresentar resultados da aplicação da ABE, lançando mão da observação da experiência de professores sobre na aplicação da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como metodologia de ensino em um Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde da Família, constituído por técnicos de saúde bucal e técnicos de enfermagem, integrantes da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Distrito Federal. Participaram deste estudo 32 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. As equipes formadas garantiram a distribuição equitativa e a integração entre as categorias profissionais. Os temas discutidos envolveram conteúdos transversais que foram desenvolvidos em três sessões. A estratégia metodológica foi desenvolvida seguindo etapas de preparação, garantia de preparo, apelação, feedback, aplicação de conceitos e avaliação. A metodologia empregada possibilitou enriquecimento da aprendizagem, oportunizando espaço de trocas de experiências e participação colaborativa do aprendiz. Observou-se escassez de pesquisas que versassem sobre o emprego da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) em cursos de formação em ESF, sobretudo para o nível técnico. A ABE possibilitou aos participantes “aprender a aprender e aprender fazendo‟, o que favoreceu a integração necessária para o desempenho satisfatório de competências. Frente aos problemas vivenciados pela ESF pertinentes à realidade das comunidades com quem atua, o trabalho em equipe propicia interagir com flexibilidade, propor soluções e mapear o que é relevante, colaborando, assim, para a melhoria de qualidade de vida das pessoas.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em equipes. Aprendizagem ativa. Estratégia Saúde da Família. Educação profissionalizante.
Using Team Based Learning as a teaching methodology
Abstract: This exploratory work aims to present results of the application of ABE, making use of the observation of the experience of teachers on the application of Team-Based Learning (ABE) as a teaching methodology in a Medium Level Technical Professional Specialization Course in Health Family, consisting of oral health technicians and nursing technicians, members of the Family Health Strategy (ESF) team of the Federal District. Thirty-two professionals from the Health Department of the Federal District participated in this study. The teams formed ensured equitable distribution and integration between professional categories. The themes discussed involved transversal contents that were developed in three sessions. The methodological strategy was developed following steps of preparation, guarantee of preparation, appeal, feedback, application of concepts and evaluation. The methodology used enabled the enrichment of learning, providing opportunities for the exchange of experiences and collaborative participation of the learner. There was a lack of research that dealt with the use of Team-Based Learning (ABE) in ESF training courses, especially for the technical level. The ABE enabled participants to “learn to learn and learn by doing‟, which favored the necessary integration for the satisfactory performance of skills. Faced with the problems experienced by the ESF that are relevant to the reality of the communities with which it works, teamwork provides flexible interaction, proposing solutions and mapping out what is relevant, thus collaborating to improve people's quality of life.
Keywords: Team-based learning. Active learning. Family Health Strategy. Vocational education.