Utilizando a Aprendizagem Baseada em Equipe como metodologia de ensino

Autores

  • Ana Socorro Moura FEPECS/SES-DF
  • Ana Maria Oliveira Carneiro Escola Técnica de Saúde de Brasília
  • Renata Rodrigues Rezende de Alencar Escola Ténica de Saúde de Braslia
  • Geisa Sant’Ana Escola Superior em Ciências da Saúde
  • Lara Mabelle Milfont Boeckmann Universidade de Brasília
  • Ludmila Caetano Moura Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Assistência Social, São João D'aliança-GO.

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em equipes, Aprendizagem ativa, Estratégia Saúde da Família, Educação profissionalizante

Resumo

Este trabalho, de caráter exploratório, visa apresentar resultados da aplicação da ABE, lançando mão da observação da experiência de professores sobre na aplicação da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como metodologia de ensino em um Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde da Família, constituído por técnicos de saúde bucal e técnicos de enfermagem, integrantes da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Distrito Federal. Participaram deste estudo 32 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. As equipes formadas garantiram a distribuição equitativa e a integração entre as categorias profissionais. Os temas discutidos envolveram conteúdos transversais que foram desenvolvidos em três sessões. A estratégia metodológica foi desenvolvida seguindo etapas de preparação, garantia de preparo, apelação, feedback, aplicação de conceitos e avaliação. A metodologia empregada possibilitou enriquecimento da aprendizagem, oportunizando espaço de trocas de experiências e participação colaborativa do aprendiz. Observou-se escassez de pesquisas que versassem sobre o emprego da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) em cursos de formação em ESF, sobretudo para o nível técnico. A ABE possibilitou aos participantes “aprender a aprender e aprender fazendo‟, o que favoreceu a integração necessária para o desempenho satisfatório de competências. Frente aos problemas vivenciados pela ESF pertinentes à realidade das comunidades com quem atua, o trabalho em equipe propicia interagir com flexibilidade, propor soluções e mapear o que é relevante, colaborando, assim, para a melhoria de qualidade de vida das pessoas.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em equipes. Aprendizagem ativa. Estratégia Saúde da Família. Educação profissionalizante.

Using Team Based Learning as a teaching methodology

Abstract: This exploratory work aims to present results of the application of ABE, making use of the observation of the experience of teachers on the application of Team-Based Learning (ABE) as a teaching methodology in a Medium Level Technical Professional Specialization Course in Health Family, consisting of oral health technicians and nursing technicians, members of the Family Health Strategy (ESF) team of the Federal District. Thirty-two professionals from the Health Department of the Federal District participated in this study. The teams formed ensured equitable distribution and integration between professional categories. The themes discussed involved transversal contents that were developed in three sessions. The methodological strategy was developed following steps of preparation, guarantee of preparation, appeal, feedback, application of concepts and evaluation. The methodology used enabled the enrichment of learning, providing opportunities for the exchange of experiences and collaborative participation of the learner. There was a lack of research that dealt with the use of Team-Based Learning (ABE) in ESF training courses, especially for the technical level. The ABE enabled participants to “learn to learn and learn by doing‟, which favored the necessary integration for the satisfactory performance of skills. Faced with the problems experienced by the ESF that are relevant to the reality of the communities with which it works, teamwork provides flexible interaction, proposing solutions and mapping out what is relevant, thus collaborating to improve people's quality of life.

Keywords: Team-based learning. Active learning. Family Health Strategy. Vocational education.

Biografia do Autor

Ana Socorro Moura, FEPECS/SES-DF

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1985), graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1985). Formação em Educação Profissional na área da Saúde pela Universidade de Brasília (2003) e em Psicodrama Sócio-educacional pela FEBRAP (2004). Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade de Brasília (2010), especialização em Linhas de cuidados em enfermagem: Atenção psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018).

Ana Maria Oliveira Carneiro, Escola Técnica de Saúde de Brasília

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1989), graduação em Direito - UDF Centro Universitário (2009) e mestrado em Saúde Coletiva em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialização em radiologia odontológica pela Universidade de São Paulo (1995) e especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (1998).

Renata Rodrigues Rezende de Alencar, Escola Ténica de Saúde de Braslia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), pós graduação em Gestão de Pessoas Baseada em Competências (MBA certificado pela ICAT/AEUDF - concluído em 2011), e especialização em Saúde Coletiva (Fiocruz, 2019).

Geisa Sant’Ana, Escola Superior em Ciências da Saúde

Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado Sanduíche na University College London (UCL) em 2015. Programme: Visiting Research. Institute of Epidemiology and Health Care. Londres-Inglaterra- Reino Unido. Mestre em Ciência Política pelo Centro Universitário Euro-Americano.  Especialista em Saúde da Mulher pelo Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco de 2002-2004. Especialista em Segurança do Paciente e Qualidade dos Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya de 2018.

Ludmila Caetano Moura, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Assistência Social, São João D'aliança-GO.

Possui graduação em Psicologia pelo UNICEUB (2013). Especialização em dependência química pela Unyleya (2020).

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Publicado

2020-12-04