Utilizando a Aprendizagem Baseada em Equipe como metodologia de ensino

  • Ana Socorro Moura FEPECS/SES-DF
  • Ana Maria Oliveira Carneiro Escola Técnica de Saúde de Brasília
  • Renata Rodrigues Rezende de Alencar Escola Ténica de Saúde de Braslia
  • Geisa Sant’Ana Escola Superior em Ciências da Saúde
  • Lara Mabelle Milfont Boeckmann Universidade de Brasília
  • Ludmila Caetano Moura Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Assistência Social, São João D'aliança-GO.

Resumo

Este trabalho, de caráter exploratório, visa apresentar resultados da aplicação da ABE, lançando mão da observação da experiência de professores sobre na aplicação da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) como metodologia de ensino em um Curso de Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde da Família, constituído por técnicos de saúde bucal e técnicos de enfermagem, integrantes da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Distrito Federal. Participaram deste estudo 32 profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. As equipes formadas garantiram a distribuição equitativa e a integração entre as categorias profissionais. Os temas discutidos envolveram conteúdos transversais que foram desenvolvidos em três sessões. A estratégia metodológica foi desenvolvida seguindo etapas de preparação, garantia de preparo, apelação, feedback, aplicação de conceitos e avaliação. A metodologia empregada possibilitou enriquecimento da aprendizagem, oportunizando espaço de trocas de experiências e participação colaborativa do aprendiz. Observou-se escassez de pesquisas que versassem sobre o emprego da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) em cursos de formação em ESF, sobretudo para o nível técnico. A ABE possibilitou aos participantes “aprender a aprender e aprender fazendo”, o que favoreceu a integração necessária para o desempenho satisfatório de competências. Frente aos problemas vivenciados pela ESF pertinentes à realidade das comunidades com quem atua, o trabalho em equipe propicia interagir com flexibilidade, propor soluções e mapear o que é relevante, colaborando, assim, para a melhoria de qualidade de vida das pessoas.


Palavras-chave: Aprendizagem baseada em equipes. Aprendizagem ativa. Estratégia Saúde da Família. Educação profissionalizante.

Publicado
Dez 4, 2020
##submission.howToCite##
MOURA, Ana Socorro et al. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Equipe como metodologia de ensino. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 166-173, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/959>. Acesso em: 24 jan. 2021.