As bibliotecas de Brasília: pioneirismo e memória

Autores

  • Maria do Socorro Carneiro Sousa Madeira Produtora Pingo Dágua e Mulheres Vida
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz
  • Sandra Regina Santana Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Memória, Biblioteca, Brasilia

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a origem das bibliotecas públicas de Brasília, abrangendo o período 1958 a 1990. Sabe-se que a biblioteca tem um papel de destaque tanto na vida do cidadão como no processo educativo, uma vez contendo ali várias informações e muitos materiais ofertados para o conhecimento e saber. Neste sentido, como viés metodológico, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental, sendo que a formação da pesquisa se deu via cruzamento dos dados de fontes jornalísticas, documentos escritos e orais, sem deixar de atentar-se para o cotidiano local, observando a história dos locais analisados e dos frequentadores que ali se fazem ou se faziam partícipes. Observou-se que mesmo a criação da primeira biblioteca pública em Brasília precedeu a inauguração da cidade, e muitas delas sobrevivem até hoje com espaços adaptados e precários, com acervos desatualizados, escassez de verbas para manutenção, e permeada de ações que envolviam, e quase sempre funciona muito em função da insistência e o esforço daqueles que realmente tem conhecimento do valor deste espaço de aquisição do saber. Atualmente o ambiente da biblioteca tem-se constituído via parcerias público-privadas. A nossa defesa é que esse espaço cultural seja valorizado como subsídio para a formação de melhores leitores, como elemento qualificante do patrimônio cultural e propulsor de um processo educacional-social transformador.

Palavras-chave: Memória. Biblioteca. Brasília.

 

Brasília Libraries: pioneering and memory

Abstract:

The present study aimed to analyze the origin of public libraries in Brasília, covering the period 1958 to 1990. It is known that the library has a prominent role both in the life of the citizen and in the educational process, since it contains various information and many materials offered for knowledge and knowledge. In this sense, as a methodological bias, bibliographic and documentary research was used, and the formation of the research took place via the crossing of data from journalistic sources, written and oral documents, while paying attention to the local daily life, observing the history of the analyzed places and of the regulars who take part in it or took part there. It was observed that even the creation of the first public library in Brasília preceded the inauguration of the city, and many of them survive today with adapted and precarious spaces, with outdated collections, scarcity of funds for maintenance, and permeated with actions that involved, and almost it always works a lot due to the insistence and effort of those who really know the value of this space for acquiring knowledge. Currently, the library environment has been constituted through public-private partnerships. Our defense is that this cultural space is valued as a subsidy for the formation of better readers, as a qualifying element of cultural heritage and propellant of a transforming educational-social process.

Keywords: Memory. Library. Brasília.

Downloads

Publicado

2020-08-27