Laboratório sensorial como estratégia educacional para o desenvolvimento de percepções nos estudantes do curso de formação de técnicos em saúde bucal
Palavras-chave:
acolhimento, odontologia para pacientes com necessidades especiais, metodologias ativas, laboratório sensorialResumo
O presente trabalho relata a experiência da utilização de um laboratório de sensibilização com os estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) como mediador da organização do processo de trabalho em saúde bucal. Durante a prática, foi realizada uma simulação de deficiências auditiva, visual, física, sensorial com o objetivo de estimular o desenvolvimento de um olhar humanizado e empático com os pacientes assistidos pela especialidade de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE). Método: foram utilizadas faixas de ataduras e estímulos sonoros afim de simular deficiências fisicas e sensioriais. Essa experiência mostrou-se efetiva no sentido de proporcionar o entendimento das barreiras que podem obstruir a participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade, bem como a percepção da necessidade de melhoria do acolhimento e atendimento deste paciente.
Palavras-Chave: Acolhimento. Odontologia para pacientes com necessidades especiais. Metodologias ativas. Laboratório sensorial.
Sensory laboratory as an educational strategy for the development of perceptions in students from the training course for oral health technicians
Abstract: This paper reports the experience of using a sensitization laboratory with students of the Technical Course in Oral Health (TSB) at the Technical School of Health of Brasília (ETESB) as a mediator in the organization of the work process in oral health. During practice, a simulation of hearing, visual, physical and sensory impairments was carried out in order to encourage the development of a humanized and empathetic look with patients assisted by the specialty of Dentistry for Patients with Special Needs (OPNE). Method: Bandage bands and sound stimuli were used in order to simulate physical and sensory deficiencies. This experience proved to be effective in providing an understanding of the barriers that can obstruct the full and effective participation of people with disabilities in society, as well as the perception of the need to improve the reception and care of this patient.
Keywords: Reception. Dentistry for patients with special needs. Active methodologies. Sensory laboratory.